Carros Volkswagen revela Virtus e Polo GTS Concept no Salão do Automóvel

Volkswagen revela Virtus e Polo GTS Concept no Salão do Automóvel

Após sucesso nos anos 1980 e 1990 com os modelos Passat e Gol, ‘linhagem’ GTS renasce no Virtus e no Polo da montadora alemã

Divulgação

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (6), durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Polo GTS e o Virtus GTS. E apesar de ainda serem conceitos, os modelos serão produzidos – data de início das vendas e preços, no entanto, não foram revelados.

O WM1 teve acesso com exclusividade ao Polo GTS antes de sua estreia mundial. Solte o play no vídeo abaixo e curta todos os detalhes do modelo.

PERFORMANCE

Motor do novo Polo GTS, apresentado no Salão do Automóvel

Motor do novo Polo GTS, apresentado no Salão do Automóvel

Divulgação

Nesta configuração ainda conceitual, Virtus e Polo GTS estão equipados com motor 1.4 TSI Flex (quatro cilindros), que desenvolve até 150 cv de potência máxima e 25,5 kgf.m de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas (conversor de torque), com opção de troca manual pelas aletas atrás do volante ou pela alavanca do câmbio.

Apesar de não cravar, este deverá ser mesmo o conjunto mecânico (motor + câmbio) dos GTS, mantendo o propulsor 2.0 TSI de 230 cv de potência para o Golf GTI.

Informações com relação a performance – aceleração de 0 a 100 km/h, velocidade máxima, distância de frenagem e consumo de combustível – também não foram informadas, até por conta de os carros ainda serem conceitos.

DESIGN

Dianteira do novo Polo GTS, da Volkswagen

Dianteira do novo Polo GTS, da Volkswagen

Divulgação

Além de o foco estar em performance, a Volkswagen trabalhou muito bem a questão do design. Que os mal-humorados nos perdoem, mas Virtus e Polo GTS estão com um visual digno do clã que colecionou apaixonados com Passat GTS Pointer e Gol GTS nos anos 1980 e 1990. Em relação às versões ‘normais’, os GTS estão com uma atitude muito mais intimidadora.

A dianteira traz um para-choque com novos vincos próximos aos faróis de neblina, agregando músculos aos modelos. As grades superior e inferior têm textura em colmeia, e o friso vermelho que remete ao Golf GTI salta aos olhos, indo de farol a farol, que, aliás, são do Polo GTI comercializado na Europa. E somente o logo ‘GTS’ ‘tatua’ a grade no canto direito.

Já a lateral é lisa, com destaque exclusivo para o badge ‘GTS’ entre as portas dianteiras e os para-lamas. As rodas de liga leve de 18 polegadas também seduzem, trabalhando o cromado com o piano black. Já as pinças dos freios a disco presentes nas quatro rodas são vermelhas.

A traseira, por fim, tem apenas o logo ‘GTS’ na tampa da traseira. Nenhuma outra informação está lá! Já a saída do escapamento é dupla e com ponteiras cromadas, e o difusor tem textura

em colmeia, como a grade frontal. No topo do vidro, um spoiler em piano black complementa o visual.

INTERIOR

O interior segue a esportividade que exala externamente. A começar pelos bancos dianteiros, com abas grandes e firmes, que seguram as pernas, cintura e costas dos ocupantes. Destaque para o encosto de cabeça ‘fundido’ com o apoio das costas, e para o revestimento parte em tecido, parte em couro. Teto, painel e chão são revestidos em preto – assim como os assentos.

O vermelho também está presente nas costuras dos bancos, volante multifuncional – que traz as três letrinhas mágicas (GTS) na base, como o Golf GTI – e coifa da manopla do câmbio. O tom também está nas saídas de ar e nas bordas da base da manopla do câmbio. E apesar do painel de instrumentos 100% digital e configurável estar em azul (vídeo), ele será vermelho, remetendo à esportividade.

EQUIPAMENTOS

Traseira do novo Polo GTS, lançado do Salão do Automóvel

Traseira do novo Polo GTS, lançado do Salão do Automóvel

Divulgação

De acordo com a Volkswagen, Virtus e Polo GTS serão versões topo de linha, ficando acima da configuração Highline, hoje a mais cara. Portanto, podemos esperar os GTS bem completos, com direção elétrica, ar-condicionado digital, controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela colorida sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros.

VIRTUS GTS

As diferenças entre Polo GTS e Virtus GTS são mínimas. Meramente estéticas. No caso do sedã não há saída dupla de escapamento com ponteiras cromadas e o spoiler traseiras está posicionado de maneira discreta na tampa do porta-malas.

FANTASMA DO GOL GT

Detalhe da lanterna do novo Polo GTS, da Volkswagen

Detalhe da lanterna do novo Polo GTS, da Volkswagen

Divulgação

O fato de Virtus e Polo GTS não apenas serem criados, mas também confirmados como veículos de produção, tem como principal responsável o Volkswagen Gol GT Concept, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016. O protótipo fez tanto sucesso, que muitos criaram a expectativa de o mito dos anos 1980 voltar, mas acabaram frustrados, pois o modelo não passou de um showcar.

Agora, a Volks se redime de maneira louvável, reeditando o clã GTS em dois modelos e saciando a fome dos aficionados por esportivos nacionais confirmando que ambos serão produzidos e comercializados.