Governadores do Sul e Sudeste articulam pauta ambiental própria em evento pré-COP30
Está prevista a assinatura de um documento para o governo federal e a organização do evento internacional
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um evento paralelo à COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) vai discutir a importância da Mata Atlântica. Organizado pelo Consud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), o encontro será realizado no Paraná, nos dias 19 e 20 de agosto.
O grupo reúne os governadores de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (veja a lista completa abaixo).
Veja mais
Embora o Consud tradicionalmente adote pautas opostas às do governo Lula, especialmente na área econômica, o novo evento pretende chamar a atenção da União e do presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, para as questões relacionadas ao bioma, que se estende por 17 estados brasileiros.
Há ainda a previsão de assinatura de um documento conjunto que será enviado ao governo federal e à organização do evento internacional.
O R7 apurou que o governador Cláudio Castro vai presidir o evento, com objetivo de consolidar uma agenda de cooperação entre os Estados.
“Entre as áreas prioritárias debatidas durante o encontro, estão as questões ambientais, segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia, além de políticas públicas voltadas para as mulheres”, afirmou, em nota, a assessoria de Castro.
A programação completa será divulgada nos próximos dias.
Governadores esperados
Apesar de as presenças ainda não estarem confirmadas, são aguardados os seguintes governadores:
- Cláudio Castro (PL-RJ)
- Eduardo Leite (PSD-RS)
- Jorginho Mello (PL-SC)
- Ratinho Junior (PSD-PR)
- Renato Casagrande (PSB-ES)
- Romeu Zema (Novo-MG)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP)
O R7 entrou em contato com as assessorias dos governos estaduais para confirmar a presença dos representantes e aguarda retorno. O espaço permanece aberto.
COP30
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo.
Os principais temas incluem:
- Redução de emissões de gases de efeito estufa;
- Adaptação às mudanças climáticas;
- Financiamento climático para países em desenvolvimento;
- Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono;
- Preservação de florestas e biodiversidade;
- Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
Polêmicas
Diversos países estão pedindo para o Brasil mudar a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) de Belém para outra cidade devido à cobrança de “preços abusivos” pelos hotéis. A informação foi confirmada pelo presidente da COP30, André Corrêa, durante um encontro promovido pela AIE (Associação de Correspondentes Estrangeiros) em parceria com o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) nesta semana.
Na ocasião, Corrêa citou que alguns hotéis estão cobrando 15 vezes mais o valor de referência. O governo tenta sensibilizar o setor, mas segundo o presidente da COP30, não há uma legislação que obrigue os hotéis a baixarem o preço.
“Se na maioria das cidades onde as COPs aconteceram os hotéis passaram a pedir o dobro ou o triplo do valor, no caso de Belém, os hotéis estão pedindo mais de dez vezes os valores normais. Então há uma sensação literalmente de revolta dos países por essa insensibilidade, sobretudo por parte dos países em desenvolvimento, que estão dizendo que não poderão vir a COP por causa dos preços extorsivos, abusivos, que estão sendo cobrados”, afirmou.
Direito do consumidor
Dennis Verbicaro, presidente da Comissão de Defesa de Direitos do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Pará, fala sobre os altos preços cobrados por hospedagensem Belém para a COP30.
Ao Conexão Record News desta quinta-feira (7), Verbicaro destacou que “o foco principal está nas hospedagens geridas por plataformas eletrônicas”. Ele explicou que os órgãos de defesa do consumidor já notificam essas empresas para alertar tanto os proprietários quanto os usuários sobre valores fora da média de mercado.
O especialista lembrou que os preços abusivos afetam toda a economia local. “Os demais agentes econômicos ficam diretamente impactados com essa perda”, afirma. Ele diz ainda que ações já resultaram na redução dos valores cobrados e que novas medidas devem impedir que a imagem do evento e do país seja prejudicada.
Já que leu até aqui, continue se aprofundando com debates relevantes no evento “Caminhos para a COP30”.
A RECORD Brasília convida você para um encontro de ideias e soluções rumo à COP30. O evento acontece no dia 26 de agosto, a partir das 8h, no IDP – unidade sul.
Inscreva-se gratuitamente em: cop30.recordbrasilia.com.br
Realização: RECORD Brasília. Oferecimento: Embratur.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
