São Paulo Em SP, ponte da Vila Maria é interditada para obras emergenciais

Em SP, ponte da Vila Maria é interditada para obras emergenciais

Interdição acontece no sentido centro-bairro e vai das 22h desta sexta-feira (16) até às 5h da madrugada de segunda-feira (19)

Ponte Jânio Quadros é interditada para obras emergenciais

Em SP, ponte Jânio Quadros é interditada para obras emergenciais

Em SP, ponte Jânio Quadros é interditada para obras emergenciais

Reprodução

A pista centro-bairro da Ponte Jânio Quadros, também conhecida como ponte da Vila Maria,  ficará totalmente interditada das 22h desta sexta-feira (16) até às 5h da madrugada de segunda-feira (19). A pista central da Marginal Tietê, sentido Rodovia Castelo Branco também terá o trânsito interrompido no mesmo horário.

Leia também: Polícia encontra cocaína em carro que capotou na ponte do Socorro

A interdição acontece para dar continuidade às obras emergenciais em duas das quatro vigas de sustentação, danificadas por sucessivas colisões de caminhões que não respeitam o limite de altura permitido. Uma equipe fará a concretagem das vigas, além da montagem da armadura de reforço e seus encaixes.

O laudo estrutural da ponte, feito pela empresa Bureau Veritas do Brasil Sociedade Classificadora e Certificadora Ltda., apontou a necessidade de imediata interrupção do tráfego de caminhões, para aliviar a carga sobre a estrutura. A SIURB (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras) já havio solicitado à CET (Centro de Engenharia de Tráfego) a proibição da circulação de caminhões na Ponte Jânio Quadros, sentido centro-bairro, em 29 de maio pelo mesmo motivo.

Leia também: Caso Neymar: Najila participa de acareação com porteiro sobre tablet

O Programa de Manutenção de OAE (Obras de Artes Especiais) da Prefeitura prevê a realização de vistorias nas 185 pontes e viadutos da cidade. Deste total, 73 já passaram por vistoria visual, o que resultou na contratação emergencial de 18 laudos estruturais, e 36 laudos estão sendo licitados. Os 18 laudos emergenciais já foram entregues e estão em fase de análise. A licitação para contratação de outros 19 laudos está sendo elaborada.

A engenharia de campo da CET vai monitorar a interdição e orientar o tráfego na região, visando manter as condições de trânsito e preservar a segurança dos usuários da via.

Rotas alternativas

- Marginal Tietê, Pista Central, sentido Castelo Branco: seguir pela Transposição da Pista Central/Local, Avenida Morvan Dias de Figueiredo 200m após a Ponte do Tatuapé, Avenida Morvan Dias de Figueiredo, Transposição da Pista Local/Pista Central 500 metros antes da Ponte da Vila Maria;

- Rodovia Presidente Dutra, saída na Marginal: seguir pela Transposição da Pista Central/Local, Avenida Morvan Dias de Figueiredo até Transposição da Pista Local/Central, 500 metros antes da Ponte da Vila Maria;

- Ponte Presidente Jânio Quadros, sentido Vila Maria: veículos oriundos da Rua Jequitinhonha deverão seguir pela Avenida Guilherme Cotching, à direita na Rua Juvenal Gomes Coimbra, Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, alça de acesso para Ponte do Tatuapé, Ponte Tatuapé sentido Dutra, Alça de descida para Marginal Tietê, Pista Local, sentido Castelo Branco, Avenida Morvan Dias de Figueiredo e Rua Isidoro Matheus.

 *Estagiária do R7, sob supervisão de Ingrid Alfaya