Guarda Civil começa a fazer patrulhamento com patinetes em SP
Doados pela iniciativa privada, veículos serão usados em rondas na Paulista e Faria Lima, durante a semana, e Minhocão, sábados e domingos
São Paulo|Do R7
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) começou a fazer o patrulhamento em patinetes elétricos nesta sexta-feira (26), nas avenidas Faria Lima e Paulista, na capital paulista. Reportagem do R7 mostrou que nessas regiões moradores e pedestres têm reclamado de constantes ataques por assaltantes que usam o veículo para perseguir as vítimas.
Veja também: Patinetes em alta velocidade assustam pedestres na Paulista
Os patinetes serão utilizados durante a semana para o policiamento das avenidas Faria Lima e Paulista. Aos sábados e domingos, também serão usados para ajudar no patrulhamento do Elevado João Goulart (Minhocão).
“É mais uma forma que a GCM tem para fazer as rondas pela cidade”, disse o prefeito Bruno Covas. “O patinete é mais uma ferramenta de deslocamento do guarda, que com a sua presença tende a inibir a prática de crimes nessas localidades”, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, coronel José Roberto Oliveira.
Doze equipamentos foram doados à GCM, em regime de comodato, pela empresa Santa Mônica Mobility Ltda. Há previsão de mais 30, segundo a prefeitura. A parceria, sem custos para a administração municipal, tem validade de 36 meses e os patinetes serão customizadas seguindo os padrões dos veículos utilizados pela Guarda Civil Metropolitana, segundo regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Os equipamentos, ambientalmente sustentáveis, são de fácil recarregamento em tomada comum. O primeiro grupamento especializado, de 20 GCMs, foi capacitado na Academia de Formação em Segurança Urbana, onde receberam noções básicas de segurança, manutenção, mobilidade e adaptação de técnicas policiais.