Prefeitura demite segurança que agrediu paciente em UPA em SP
Secretaria de Saúde de Taboão da Serra diz que homem agredido foi desrespeitoso com a equipe, mas considera violência injustificável
São Paulo|Isabela Noleto, da Agência Record

O segurança que agrediu um homem durante uma confusão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Doutor Akira Tada foi desligado do cargo, segundo a Prefeitura de Taboão da Serra. O episódio ocorreu no último sábado (13) e foi registrado por pacientes que estavam no local.
Em nota, a prefeitura argumentou que tomará todas as medidas cabíveis para que o fato não ocorra novamente e também esclareceu que a UPA é administrada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
A Secretaria de Saúde explica ainda que os pacientes passam por classificação de risco que varia conforme a gravidade do estado de saúde. A adoção deste protocolo traz segurança aos pacientes, que são atendidos conforme a gravidade e não por ordem de chegada ao serviço de saúde.
Leia também
No caso em questão, o órgão afirma que a paciente abriu ficha às 16h15, passou por triagem às 16h24 e foi classificada pela equipe de enfermagem como "pouco urgente". O atendimento médico ocorreu às 17h31 e a paciente recebeu medicação às 18h10.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a enfermagem fez anotação afirmando que o acompanhante foi desrespeitoso com a equipe. " Nada justifica a atitude do segurança. Sendo assim, ao ter ciência do ocorrido, a Secretaria Municipal de Saúde exigiu o desligamento imediato do segurança e está analisando outras medidas jurídicas que possam ser aplicadas", finalizou a nota.