Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 57 o número de mortos em briga de facções no Pará

Combate de grupos criminosos teve início por volta de 7h desta segunda (29), e teve duração de quase cinco horas. Dois agentes foram feitos reféns

Cidades|Plínio Aguiar, do R7

Centro de Recuperação Regional em Altamira, no sudoeste do Pará
Centro de Recuperação Regional em Altamira, no sudoeste do Pará Centro de Recuperação Regional em Altamira, no sudoeste do Pará

Subiu para 57 o número de mortos em decorrência da briga entre duas facções no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará, nesta segunda-feira (29). O presídio, de acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) está superlotado, condição que o governo do Pará, sob gestão Helder Barbalho (MDB), nega.

O incidente ocorreu no início da manhã, por volta de 7h, na hora da destranca. Internos do bloco A, onde estão custodiados presos de uma organização criminal, invadiram o anexo onde estão internos de um grupo rival. Durante a ação, dois agentes prisionais foram feitos reféns, mas foram liberados após negociação que contou com a presença de forças de segurança e o MP (Ministério Público).

Leia mais: Governo do Pará nega superlotação em presídio com 180 presos a mais

Os líderes da facção CCA (Comando Classe A) atearam fogo em uma cela que pertence a um dos pavilhões do presídio onde ficavam integrantes do CV (Comando Vermelho). “Devido à unidade ser mais antiga, construída de forma adaptada a partir de um container, com alvenaria, o fogo se alastrou rapidamente”, relatou a Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará). Detentos morreram por asfixia – o número de mortes deste tipo não foi informado. Outros 16 foram encontrados decapitados.

Publicidade

No período vespertino, policiais realizaram vistorias no interior do presídio, mas não foram encontradas armas de fogo, apenas estoques (facas improvisadas com material precário). Ainda segundo a superintendência, nenhum relatório da inteligência do órgão reportou ataque, nem mesmo desta magnitude. “Temos protocolos para a maioria dos casos, mas neste específico, não tínhamos informações sobre ao taque”, contou.

Veja também: Prisão de Altamira tem superlotação e falta de agente penitenciário

Publicidade

O Governo do Pará, afirmou que "determinou a transferência imediata de 46 custodiados da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) envolvidos no confronto ocorrido na manhã desta segunda (29), no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA)" e que "dez dos 16 identificados como líderes das facções criminosas que comandaram o ato irão para o regime federal, conforme tratativas realizadas entre o governador Helder Barbalho e o ministro da Justiça, Sergio Moro. O restante será redistribuído pelos presídios do Estado".

O governo ainda afirmou que montou uma "unidade de atendimento médico e psicológico às famílias dos presos na entrada do presídio para o momento de confirmação dos nomes".

Publicidade
Fogo no interior do presídio no Pará
Fogo no interior do presídio no Pará Fogo no interior do presídio no Pará

Superlotação

De acordo com relatório do CNJ, publicada nesta segunda (29), a unidade abriga 343 presos do sexo masculino, e possui capacidade de 163 vagas – desta forma, o local aloca 180 presos a mais do que o permitido. Já os agentes penitenciários, no entanto, somam 33. “O quantitativo de agentes é reduzido frente ao número de internos custodiados o qual já está em vias de ultrapassar o dobro da capacidade projetada”, informou o conselho. Entre os presos, 308 cumprem pena em regime fechado e outros 35, semiaberto. O Centro de Altamira, no entanto, não tem área separada para abrigá-los. Por causa da situação, alguns detentos chegam a receber autorização para dormir em casa.

O governo do Pará, sob gestão do governador Helder Barbalho (MDB), negou que haja superlotação no presídio palco do massacre. Em nota, a Susipe informou que “não há superlotação carcerária na unidade, mas estamos aguardando a entrega de uma nova prisão pela Norte Energia, que deve ficar pronta até dezembro”.

O governo do Pará diz, no entanto, que o Centro de Recuperação Regional abriga 311 presos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.