Economia Alta na conta de luz se reflete na procura por aquecedores solares

Alta na conta de luz se reflete na procura por aquecedores solares

Segundo levantamento, produção industrial desses equipamentos cresceu entre 15% e 20% em comparação com 2020

  • Economia | Do R7

Crise hidroenergética impulsiona mercado de energia solar

Crise hidroenergética impulsiona mercado de energia solar

Divulgação

Com aumento consecutivo das contas de luz, em meio à crise hidroenergética, a procura por uma alternativa mais barata de energia cresceu e isso se reflete no mercado de aquecedores solares de água, que ajuda na redução do consumo de eletricidade, pelo qual os chuveiros elétricos são responsáveis por 37% nas residências dos brasileiros. 

Segundo levantamento da Abrasol (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica), de janeiro a agosto deste ano, a produção industrial desses equipamentos cresceu entre 15% e 20%, em relação a igual período de 2020. 

Segundo o presidente da entidade, Oscar de Mattos, estes equipamentos são a alternativa mais eficaz para a redução do consumo nos chuveiros elétricos, que sobrecarregam o sistema nacional no horário de pico (entre 17 e 21 horas) e representam mais de 7% de toda a eletricidade gasta no País e 37% da residencial.

"Os aquecedores solares de água são os mais indicados para essa função, trabalhando nível de eficiência altíssimo e possibilitando economizar até 40% da conta de luz e atendem a aplicações residenciais de baixa até alta renda, comerciais, industriais e serviços", defende Mattos. 

Últimas