CNU terá resultado homologado nesta sexta, após atualização nas listas de aprovados
Governo divulgou as listas finais dos 6.640 aprovados para vagas imediatas ou convocados para cursos de formação na última semana
Economia|Do R7, em Brasília

A homologação do CNU (Concurso Público Nacional Unificado) está marcada para esta sexta-feira (7), após atualizações nas listas de aprovados. Essa etapa oficializa o resultado final e a relação dos candidatos aprovados. Com a homologação, as nomeações podem começar, mas, segundo a ministra do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Esther Dweck, as convocações dependem da aprovação do Orçamento de 2025 pelo Congresso Nacional.
Veja mais
Durante a homologação, a banca responsável pelo certame revisa todos os documentos e verifica possíveis irregularidades. O ato é publicado no Diário Oficial da União e também no site oficial da banca organizadora.
Mudança nas listas
Na última terça-feira (4), o MGI publicou uma atualização nas listas finais de classificação do CNU. Segundo o governo, após a divulgação dos resultados em 28 de fevereiro, a banca organizadora do certame constatou que não havia convocado novos candidatos para ocupar vagas deixadas por desistentes dos cursos de formação.
“Esse procedimento fez com que diferentes listas de convocação para matrícula fossem divulgadas de forma incompleta. Essa situação já foi resolvida, e as novas listas estão disponíveis na área do candidato”, informou a pasta em comunicado.
As listas com todos os resultados podem ser acessadas por qualquer pessoa (não é preciso ser candidato). Basta fazer o login com o gov.br no site da Cesgranrio e depois clicar em “Listas de resultados e convocações”.
A pasta também reafirmou as explicações sobre o resultado geral, dadas na sexta-feira (28), como a alteração das notas mínimas divulgadas em 8 de outubro, decorrente do cumprimento do acordo judicial firmado com o Ministério Público Federal em novembro de 2024, o tratamento dado aos candidatos sub judice e a necessidade de reclassificar como candidatos de ampla concorrência aqueles que ingressaram no concurso como cotistas, mas não tiveram sua condição confirmada pela banca.
Segundo o ministério, “em decorrência dos critérios acima descritos e da reinclusão, nas convocações para cursos de formação, de candidatos que haviam confirmado vaga nos dias 11 e 18 de fevereiro, outros candidatos chamados para cargos com curso de formação nas listas anteriores ao dia 28 ou no próprio dia 28 tiveram sua situação alterada”.
“O MGI reafirma que nenhum resultado será homologado sem a garantia de total observância do que consta nos editais que regem o CPNU. A homologação continua programada para o dia 7 de março, próxima sexta-feira”, afirma a nota.
CNU
O governo federal divulgou as listas finais dos 6.640 aprovados para vagas imediatas ou convocados para cursos de formação. Desses, 4.335 passaram para cargos sem curso de formação, e a convocação efetiva pelos órgãos deve acontecer entre o fim de abril e o início de maio.
Outros 2.305 candidatos que disputam cargos com curso de formação iniciarão a última etapa do concurso a partir de março ou abril, segundo o ministério. No mesmo dia, também foram divulgadas as pessoas que passam a compor as 13.280 vagas do cadastro de reserva.
Como consultar os resultados?
Na área do candidato, os inscritos podem verificar seus resultados individuais dos cargos em que se inscreveram. As informações disponíveis incluem:
- Nota na prova objetiva;
- Nota na prova discursiva;
- Nota na avaliação de títulos;
- Resultado das bancas para candidatos PCD, autodeclarados negros ou indígenas;
- Nota Final Ponderada (NFP) em cada cargo;
- Classificação final na ampla concorrência e nas cotas (PCD, PN ou PI).
Também será informada a situação no cargo, que pode ser:
- Aprovado em vagas imediatas (AC, PCD, PN ou PI);
- Aprovado em lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI);
- Convocado para curso de formação (para 9 cargos dos blocos 1 a 7);
- Eliminado (de acordo com os critérios do edital).
Cada candidato só aparecerá como aprovado em um único cargo, seja pela ampla concorrência ou pelas cotas. No entanto, o mesmo candidato pode constar em listas de espera de cargos de maior preferência.
Listas de classificação e convocação
Foram publicadas 194 listas com a classificação final dos candidatos nos blocos 1 a 8, incluindo:
- Listas de classificação por cargo, organizadas por ordem de pontuação;
- Listas de candidatos sub judice, separadas ao final de cada bloco;
- 21 tabelas adicionais com os nomes dos convocados para matrícula nos cursos de formação.
Além disso, 15 editais foram publicados no Diário Oficial da União, contendo:
- Sete editais com a classificação final dos blocos 1 a 7 (vagas imediatas e cadastro reserva);
- Um edital de retificação da classificação final do Bloco 8;
- Sete editais de convocação para os cursos de formação dos cargos que exigem essa etapa.
No Diário Oficial, os nomes dos candidatos aprovados foram publicados sem formatação em tabela, conforme padrão adotado pelo governo.
Cargos que exigem curso de formação
Os candidatos aprovados nos cargos abaixo foram convocados para matrícula nos cursos de formação:
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG);
- Analista de Comércio Exterior (ACE);
- Analista em Tecnologia da Informação (ATI);
- Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS);
- Analista de Infraestrutura (AIE);
- Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL e ANTAQ);
- Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT);
- Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).