Como economizar com material escolar? Especialista aconselha: ‘Não leve seu filho para a loja’
Mães e pais também devem se unir em grupos e pesquisar muito; variação de preços chega a 276% entre uma papelaria e outra
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Com as férias escolares quase no fim, a procura por material escolar começa. Lápis, caderno, canetinhas. Sozinhos os preços até parecem baixos, mas somados dentro da lista... Para economizar onde é possível, o brasileiro encontra os seus jeitos. De acordo com uma pesquisa do Procon, 8 em cada 10 adultos com filhos estudantes reaproveitam itens do ano passado nas compras de volta às aulas.
A prática tem seus motivos, já que segundo o mesmo estudo os preços podem variar muito de uma papelaria para outra. Ao analisar 134 itens na capital, no interior e no litoral de São Paulo, diferenças surpreendentes foram encontradas. Uma caneta esferográfica, por exemplo, custava R$ 4,90 em um lugar, enquanto em outro, R$ 1,30, uma diferença de 276%.

O diretor-executivo do Procon, Luiz Orsatti, dá o recado para os pais: “Pesquise (os valores) não só em lojas físicas, mas também pela internet, já com o frete, entre outros gastos”. No Conexão Record News desta terça (6) Miguel Daoud, economista, falou sobre as próprias experiências de compra.
Ele se lembrou da vez que precisava comprar papel sulfite durante esta época e se deparou com a uma criança que não parava de fazer pedidos aos pais. “Olha, que sufoco. As crianças não querem saber, elas ficam correndo pela loja. Ah, eu quero isso, eu quero aquilo, isso eu não quero.” Ele diz imitando os garotos e dá seu conselho: “Não leve o seu filho para a loja, caso contrário, você não terá sossego. Principalmente aqueles menores que se encantam com aquilo que estão vendo”
Leia Mais
Daoud também fornece outra dica valiosa, desta vez direcionada aos grupos de pais que levam os filhos às escolas. Ele recomenda que os adultos se organizem para montar as listas, comparar os valores e dividir os preços para comprar em conjunto. “Porque hoje qualquer economia é importante. Diante dessa variação de preço, você tem que ter uma estratégia. [...] Acho que aí você vai ter mais sucesso em comprar mais barato”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!














