Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Economia brasileira se contraiu 0,1% no 3º trimestre, indica FGV

Na comparação com o mesmo período do ano passado, as riquezas nacionais cresceram 4,1% entre julho e setembro

Economia|Do R7

A economia brasileira encolheu 0,1% no 3º trimestre em comparação com os três meses imediatamente anteriores, aponta o Monitor do PIB, divulgado nesta sexta-feira (19) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

O dado negativo ocorre mesmo com o crescimento de 0,3% da atividade econômica em agosto. Na comparação anual, as riquezas nacionais cresceram 4,1% no período entre julho e setembro.

Claudio Considera, coordenador responsável pelo Monitor, afirma que a economia brasileira reverteu a trajetória de recuperação que havia sido observada no terceiro e no quarto trimestre de 2020 e no primeiro trimestre deste ano.

À exceção da extrativa mineral e da administração pública, todas as demais taxas acumuladas em 12 meses foram positivas. Nesta comparação, destaca-se o desempenho do setor de serviços, que sofreu quedas mensais contínuas e elevadas desde abril do ano passado até maio deste ano e apresenta taxas acumuladas em doze meses positivas e crescentes desde junho, com a taxa até setembro chegando a 3%.

O consumo das famílias cresceu 4,4% no 3º trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi influenciado principalmente pelo crescimento dos serviços (8,9%). "Esse desempenho se deve à maior abrangência da vacinação, que possibilitou maior interação entre as pessoas, com idas a hotéis, bares, restaurantes e viagens", destaca Considera.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.