Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pequenos negócios consolidam presença no mercado digital

Levantamento realizado pelo Sebrae mostra que as redes sociais e o WhatsApp são amplamente utilizado pelas micro e pequenas empresas

Economia|Vinicius Primazzi, do R7*

Entre as redes sociais, a mais utilizado pelas empresas é o Instagram
Entre as redes sociais, a mais utilizado pelas empresas é o Instagram Entre as redes sociais, a mais utilizado pelas empresas é o Instagram

Os pequenos negócios estão cada vez mais presentes nas redes sociais e mercados digitais. WhatsApp é usado por 74% das empresas e 66% delas possuem conta em alguma rede social, mostra levantamento realizado pelo Sebrae.

O mercado digital abre portas e permite um ambiente de negócios mais competitivo, já que aproxima a marca do cliente e possui ferramentas próprias de comunicação com os clientes, divulgação e vendas na maioria dos segmentos.

O uso de redes sociais é mais frequente nos micro e pequenos, setor no qual 66% possuem conta em alguma rede social. Dessas, 94% têm pelo menos a conta do Instagram ativa. Em 2018, primeiro ano da pesquisa, o número ficara em 25%.

Leia também

O Facebook é utilizado por 69%, com crescimento de 20% desde 2018. Websites apresentaram queda de 9%, caindo para 27% e o Twitter, pouco utilizado, aparece com 8%.

Publicidade

Nas empresas em geral, o uso de redes sociais diminui, já que apenas 57% utilizam o mercado digital para divulgar a marca.

Na hora de oferecer serviços e produtos, os meios digitais também são utilizados por 65% dos empreendedores que contam com catálogos para divulgação on-line. Além disso, reservas ou vendas on-line são realizadas por 45% das empresas ouvidas.

Publicidade

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, analisa a situação e diz que não se tratar mais de tendência, mas de realidade. De acordo com ele, as redes sociais são indispensáveis para ter melhores resultados.

“O que era uma tendência, hoje virou realidade. Qualquer empresário ou interessado em ser dono do seu próprio negócio precisa atuar no digital para ganhar visibilidade e ter mais resultados”, opina.

Publicidade

Em termos de venda pela internet, o WhatsApp é o mais utilizado (74%), seguido das redes sociais (42%) e pelo site próprio da marca (17%).

Melles enfatiza a importância do uso das redes sociais como canais de atendimento e vendas que permite uma gestão mais eficaz e profissional.

“A redes sociais tornaram-se potentes canais de relacionamento e vendas que precisam fazer parte da estratégia do negócio, com uma gestão profissional, capaz de atingir resultados reais a partir de um objetivo bem definido”, acrescentou.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Lúcia Vinhas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.