Logo R7.com
RecordPlus

Piora em junho a confiança do consumidor, segundo a FGV

Índice fechou o mês em 83,9 pontos

Economia|Do R7

  • Google News
Baixa na confiança gera dúvidas no consumidor
Baixa na confiança gera dúvidas no consumidor

A confiança do consumidor recuou 1,4% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas), nesta sexta-feira (26). Com o resultado, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) fechou o mês em 83,9 pontos. Em maio, o indicador havia cedido 0,6% contra abril.

"O resultado do ICC retrata um consumidor preocupado com a situação econômica geral e da família, tendo a inflação como principal vilã, seguida pelo mercado de trabalho. O resultado reflete insatisfação com a situação presente e a ausência, até o momento, de sinais de reversão da fase negativa no curto prazo", avalia a economista Viviane Seda, coordenadora da Sondagem, em nota.


O resultado de junho foi influenciado principalmente pela avaliação sobre o momento atual. O ISA (Índice de Situação Atual) caiu 5,1%, ao passar de 79,1 pontos para 75,1 pontos. Já o IE (Índice de Expectativas) avançou 0,2%, de 88,4 pontos para 88,6 pontos, o terceiro resultado positivo seguido.

Leia mais notícias de Economia no Portal R7

Na comparação de junho contra igual mês de 2014, o ICC recuou 19,7%. O índice, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), está desde novembro do ano passado abaixo dos 100 pontos, zona considerada desfavorável. A média histórica, que considera os últimos cinco anos, está em 113,4 pontos. Segundo a FGV, o levantamento abrange amostra de mais de 2,1 mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 01 e 23 deste mês.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.