Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do BC nega ter proposto aumento da meta de inflação

Criticado por Lula devido ao elevado patamar da taxa de juros, Roberto Campos Neto defende a aproximação com o presidente

Economia|Do R7, com Reuters

Campos Neto avalia que nova meta de inflação teria efeito contrário ao desejado
Campos Neto avalia que nova meta de inflação teria efeito contrário ao desejado Campos Neto avalia que nova meta de inflação teria efeito contrário ao desejado

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, negou nesta segunda-feira (13) ter proposto ao governo um aumento da meta de inflação para ganhar flexibilidade na política monetária, determinante na definição das taxas de juros em um país. Ele avalia que tal alteração traria riscos e poderia surtir um efeito contrário ao desejado.

"Acho que é importante dizer que nós não estudamos mudança de metas. Nós não entendemos que a meta é um instrumento de política monetária, mas existem aprimoramentos para se fazer", afirmou Campos Neto no programa Roda Viva, ao ser questionado se teria proposto aumentar a meta, sem detalhar as eventuais mudanças.

Leia mais: Lula pode pedir a demissão do presidente do Banco Central?

"Em nenhum momento a gente defendeu simplesmente aumentar a meta no sentido de ganhar flexibilidade, mesmo porque não é nossa crença", acrescentou, ressaltando que cabe ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encaminhar eventuais propostas de mudanças da regra ao CMN (Conselho Monetário Nacional).

Publicidade

Em meio a sucessivas críticas de Lula à atuação da autoridade monetária e ao nível dos juros no Brasil, Campos Neto disse entender a pressa do mandatário, mas argumentou que reduções na taxa Selic só surtem efeito prático sobre os juros no país se as decisões tiverem credibilidade.

“O Banco Central não gosta de juros altos, é óbvio que a gente quer fazer o melhor possível para ter o juro baixo, para ter o crescimento sustentável”, afirmou, acrescentando que a agenda da autarquia é muito voltada para o social. “A gente acredita que é possível fazer fiscal junto com bem-estar social, mas a gente acredita que é muito difícil ter bem-estar social com inflação descontrolada", completou ele.

Publicidade

Campos Neto afirmou também que tem dialogado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e argumentou ser importante reconhecer a boa vontade e o esforço fiscal do governo Lula. Para ele, porém, não é razoável esperar que o novo governo chegue e "faça um mega-ajuste na despesa".

Segundo o presidente do BC, se ficar mais claro qual será o arcabouço fiscal do governo e reformas avançarem, é possível que o país retorne "em breve" ao cenário do fim do ano passado, quando a autarquia previa ser possível cortar a taxa básica de juros já a partir de meados de 2023 e atingir as metas.

Publicidade

Leia também

Lula intensificou nas últimas semanas a artilharia contra o BC e a condução da política monetária. Em declarações distintas, classificou a autonomia formal do banco como “bobagem”, fez críticas ao elevado nível dos juros básicos no país, hoje em 13,75% ao ano, e reclamou do nível da meta de inflação, argumentando que o objetivo muito baixo força um arrocho da economia.

O movimento abriu especulações sobre o interesse do governo, e da abertura do próprio Campos Neto, em elevar as metas com o objetivo de viabilizar um afrouxamento da política monetária, gerando uma compressão menor da atividade.

Na entrevista, o presidente do BC afirmou que se alinha à ala de economistas que acreditam que uma simples flexibilização nas metas de inflação geraria efeito contrário, ampliando riscos, desancorando ainda mais as expectativas e forçando um endurecimento da política monetária.

O CMN, integrado por Haddad, Campos Neto e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, é responsável por fixar as metas de inflação. O conselho terá sua primeira reunião no governo Lula na quinta-feira (16).

Aceno a Lula

Instigado a deixar uma mensagem a Lula, Campos Neto disse que gostaria de ter mais reuniões com o presidente, explicar a política de juros do BC e o motivo de o Brasil ter juros altos, além de outras iniciativas.

"É importante a gente trabalhar junto, eu gostaria de ter mais tempo para explicar a agenda do Banco Central, principalmente a agenda social", disse. "O BC precisa trabalhar com o governo e o ambiente colaborativo é o melhor ambiente para a sociedade", completou.

Os ataques recentes de Lula ao BC estimularam falas no mesmo sentido de ministros do governo e de parlamentares aliados. Nesta segunda-feira, o Diretório Nacional do PT decidiu apoiar uma convocação de Campos Neto ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre a política monetária.

Questionado sobre qual seria essa iniciativa, Campos Neto disse fazer parte de seu dever prestar esclarecimentos ao Legislativo, acrescentando ter se colocado à disposição para comparecer às comissões do Congresso. As críticas de Lula também levantaram questionamentos sobre as próximas indicações para diretorias do Banco Central. O presidente da República continua sendo o responsável por escolher os nomes, que precisam passar por análise e aprovação do Senado.

No fim de fevereiro, serão encerrados os mandatos dos diretores de Política Monetária, Bruno Serra, e de Fiscalização, Paulo Souza. Após afirmar que quer sempre estar mais próximo do governo, Campos Neto disse que a prerrogativa de escolha dos diretores é de Lula, mas afirmou estar disponível para ajudar e apresentar sugestões. Ele ressaltou ainda que um Banco Central independente naturalmente vai se tornando mais diverso ao longo do tempo, com maior divergência entre diretores.

Sobre eventuais pressões para que deixe o cargo, o presidente do BC disse que sua permanência é para deixar claro que a instituição autônoma é um ganho para a sociedade. "A minha figura é irrelevante", disse, defendendo a tese de que as decisões do BC são técnicas e não mudariam se ele deixasse o posto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.