Saiba se crédito do BNDES para setores afetados por tarifaço é a melhor opção para seu negócio
Banco aprovou R$ 1,6 bilhão para operações de diversificação e busca de novos mercados
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou, nesta segunda-feira (13), a aprovação de R$ 1,6 bilhão em créditos para empresas afetadas pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
Atualmente, cerca de 3.800 itens brasileiros estão sujeitos à sobretaxa de 50%. O banco aprovou 47 operações para o incentivo da diversificação e busca de novos mercados, com destaque para a exportação de café, açúcar, equipamentos elétricos, entre outros.
Para o economista Miguel Daoud, a medida é uma oportunidade para as empresas afetadas realocarem seus débitos, uma vez que muitas delas adquirem dívidas durante o processo produtivo que são, posteriormente, quitadas com a exportação.
Leia mais
Em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (14), ele lembra que, com as tarifas americanas, esse ciclo se quebrou, deixando prejuízo aos produtores. Mesmo sendo uma ferramenta bem-vinda, o economista ressalta que a ajuda do BNDES não deixa de ser uma dívida, sendo necessário que os empresários analisem se é válido solicitar o auxílio e comprometer o crédito disponível.
Ele pontua que é necessária uma avaliação mais cautelosa, principalmente em um cenário de rearranjo das exportações brasileiras em novos mercados.
“Não deixa de ser uma boa medida, mas não é uma para que as pessoas falem ‘eu vou pegar dinheiro’, como aconteceu na pandemia. Muita gente pegou dinheiro sem precisar, a empresa, enfim. Mas é para se pensar, aqueles setores que estão sendo prejudicados, principalmente frutas, peixes, é uma ajuda positiva”, finaliza.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
