Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

3,5 milhões de estudantes voltam às aulas na rede estadual de SP

Implantação do projeto Inova Educação e a inclusão de recessos ao fim de cada bimestre prometem marcar o calendário acadêmico de 2020

Educação|Do R7

Estado de São Paulo promete novidades no calendário acadêmico 2020
Estado de São Paulo promete novidades no calendário acadêmico 2020 Estado de São Paulo promete novidades no calendário acadêmico 2020

Aproximadamente 3,5 milhões de estudantes voltam às aulas, nesta segunda-feira (3), nas unidades de ensino da rede estadual de São Paulo. Duas novidades, no entanto, prometem marcar o calendário acadêmico de 2020: a implantação do projeto Inova Educação e a inclusão de recessos ao fim de cada bimestre. 

O objetivo da pasta com o projeto é colocar em prática uma série de ações durante o primeiro dia letivo para que alunos, equipes docente e gestores se sintam acolhidos e integrados. Além disso, propor que crianças e adolescentes façam uma análise quando aos planos de vida deles — um dos novos elementos da matriz curricular do estado.

Os alunos serão convidados a registrar os seus sonhos. A partir daí, a ideia é que eles sejam "estimulados" a questionar quais são as etapas necessárias para que consigam concredizar os seus objetivos pessoais, profissionais e educacionais.

As informações vão compor uma espécie de portfólio indivudual do estudante, que passará por uma primeira análise e, na sequência, serão compartilhadas com outros professores.

Publicidade

A troca de visões pretende, de acordo com o projeto, oferecer ferramentas para que o corpo docente trabalhe na elaboração das chamadas "disciplinas eletivas" — aquelas para fins de enriquecimento cultural — e, assim, tenham alguma relação com os projetos de vida apresentados inicialmente pelo corpo discente.

As aulas estão só começando, mas, no entanto, uma novidade promete agradar os estudantes: a criação de recessos ao fim de cada bimestre. O objetivo com as pausas, de acordo com a Secretaria da Educação, é oferecer aos estudantes uma "espécie de descompressão". O projeto é encarado pela pasta como uma possibilidade para que o professor possa se reorganizar para seguir com o ano letivo e, também para o corpo discente, que, com a mudança, estará mais disposto ao processo de aprendizagem. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.