Educação Bioembalagem da Fatec é finalista do ITA Challenge 2020

Bioembalagem da Fatec é finalista do ITA Challenge 2020

Tecnologia desenvolvida por estudantes demora até seis meses para se degradar e é absorvida pelo organismo sem causar danos à saúde

Grupo de estudantes da Fatec ficou entre os dez finalistas em desafio

Grupo de estudantes da Fatec ficou entre os dez finalistas em desafio

Divulgação

O projeto Bioembalagem, desenvolvidos por estudantes do curso superior tecnológico de Gestão de Negócios e Inovação, da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) Pindamonhangaba, está entre os dez finalistas do oitavo ITA Challenge 2020.

Com o objetivo de contribuir com o propósito de lixo zero, o grupo finalista desenvolveu uma bioembalagem de baixo custo que se degrada em até seis meses. Segundo a orientadora do projeto, Eloisa Lopes, o plástico biodegradável disponível no mercado leva até dois anos para se degradar e deixa resíduos no meio ambiente.

Ainda de acordo com a educadora, outro diferencial da bioembalagem é que sua fórmula é absorvida pelo organismo sem causar danos à saúde, o que a torna mais adequada para as indústrias de alimentos, farmacêutica e cosméticos.

A primeira etapa do trabalho começou na disciplina prototipagem de negócio, oferecida na Fatec no ano passado, com uma pesquisa de mercado para confirmar a viabilidade financeira da tecnologia.

As equipes classificadas participarão de uma mentoria com especialistas em empreendedorismo neste sábado (22) e já se preparam para a apresentação final, que ocorerrá em 12 de setembro.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas