Como jogos de tabuleiro ao estilo Banco Imobiliário ajudam crianças a entender matemática
Estudo aponta que eles melhoraram a capacidade de somar e de reconhecer se um número é maior ou menor do que outro
Educação|Do R7

Jogos de tabuleiro como Banco Imobiliário e Reversi (também conhecido como Othello) aumentam a capacidade matemática de crianças pequenas, de acordo com um novo estudo publicado pela revista Early Years, especializada em apontar tendências da educação infantil contemporânea.
Apesar de os jogos já serem conhecidos por potencializar o aprendizado e o desenvolvimento, incluindo leitura e alfabetização, a pesquisa descobriu que, entre crianças de três a nove anos, aqueles baseados em números também podem melhorar significativamente as habilidades matemáticas.
Eles ajudam a melhorar a contagem, a adição e a capacidade de reconhecer se um número é maior ou menor do que outro.
Os pesquisadores basearam suas descobertas em uma revisão de 19 estudos publicados a partir de 2000.
Todas as crianças que participaram receberam sessões especiais de 20 minutos de jogos de tabuleiro, em média duas vezes por semana, durante um mês e meio. Outras foram direcionadas a outros tipos de jogos.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Os resultados mostraram que as habilidades matemáticas melhoraram significativamente após as sessões de tabuleiro entre as crianças em 52% das tarefas.
Elas desenvoveram melhor a capacidade de nomear números, de compreendê-los, como saber que nove é maior do que três, de somar e subtrair e, finalmente, de desenvolver seu interesse geral pela matemática.
“O uso de jogos de tabuleiro pode ser considerado uma estratégia com efeitos potenciais em habilidades matemáticas básicas e complexas", diz Jaime Balladares, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, principal autor do estudo.
“Um espaço interessante para o desenvolvimento de intervenção e avaliação de jogos de tabuleiro deverá se abrir nos próximos anos, dada a complexidade deles e a necessidade de conceber mais e melhores jogos para fins educativos.”
O Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares frequentemente apresentam questões relacionadas aos principais eventos mundiais e nacionais e seus contextos. Além disso, essas informações podem ser utilizadas como base para a elaboração da redação. ...
O Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares frequentemente apresentam questões relacionadas aos principais eventos mundiais e nacionais e seus contextos. Além disso, essas informações podem ser utilizadas como base para a elaboração da redação. Os vestibulares costumam ser mais imediatistas e diretos na sua abordagem de atualidades: fatos específicos que viraram notícia há pouco tempo podem aparecer nas provas. Já o Enem costuma trabalhar com o contexto: dessa forma, é comum que a prova apresente acontecimentos dentro de uma conjuntura histórica que já vem ocorrendo há certo tempo, mas que voltaram à pauta das notícias recentemente, como o conflito entre Israel e Palestina. A pedido do R7, Priscila Naves, coordenadora pedagógica do cursinho Aprova Total, elencou sete temas nos quais vale a pena fica ligado. Confira a seguir VEJA MAIS: Saiba quais são os cursinhos populares com vagas abertas para se preparar para o vestibular








