Dada a largada para a competição prática da Olimpíada de Robótica

Iniciativa voltada para alunos do Fundamental e Médio seleciona os participantes brasileiros que irão para competição internacional, na França

Equipes devem montar um robô autônomo

Equipes devem montar um robô autônomo

Divulgação



Estudantes de escolas públicas e privadas da capital paulista se reúnem neste domingo (4) e no próximo (11) na Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). Podem participar da competição alunos de 6 anos a 19 anos, matriculados no ensino fundamental, médio ou técnico. O evento é aberto ao público.

A competição está dividida em duas modalidades, teórica e prática, ambas com premiações distintas. Nesta etapa regional de São Paulo, que acontece na Faculdade Impacta, será realizada a modalidade Prática. Nela, os participantes devem construir, em equipe, um robô autônomo que tem como missão resgatar pessoas em um ambiente de desastre. “É uma competição divertida, o robô deverá encontrar, pegar e trazer bolinhas de isopor que representam os humanos”, explica o professor José Pacheco. “Não levamos em consideração o material utilizado, vale a criatividade das equipes.”

Os vencedores desta etapa, realizada em diferentes cidades, disputarão as etapas estaduais. As equipes campeãs em seus estados se enfrentarão na Etapa Nacional, que ocorrerá de 22 a 26 de outubro no Rio Grande do Sul. A OBR vai definir os participantes brasileiros da RoboCup, competição internacional de robótica, que ocorrerá em 2020, na França.

A OBR tem o propósito de identificar jovens talentos e estimular carreiras tanto na área das ciências como tecnologia. “Os estudantes precisam desenvolver um robô autônomo, então precisam das habilidades mecânicas e de programação, mas o mais importante que que estão formando uma geração que sabe resolver problemas”, avalia Pacheco.

Para saber mais sobre a OBR, acesse http://www.obr.org.br/

Serviço:
Data: 4 e 11 de agosto (dois domingos)
Local: Faculdade Impacta
Endereço: Avenida Rudge, 315/Bairro: Barra Funda, São Paulo 
Horário: das 8h às 18h
Aberta ao público