Chocolate, ioga e foco: saiba como estar preparado para as provas do Encceja deste domingo
Confira dicas sobre o que pode cair na redação, o formato do exame, as disciplinas cobradas e fique atento aos horários
Educação|Beatriz Kawai, do R7*
As provas do Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) acontecem neste domingo, dia 27, para todos os jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio em idade escolar e desejam obter um certificado.
Ao todo, mais de 1,1 milhão de pessoas estão inscritas. Dessas, 193.572 (17,53%) buscam a certificação para o ensino fundamental, e 910.574 (82,47%), para o ensino médio.
O R7 consultou dois especialistas e separou as principais dicas sobre o que os candidatos devem fazer no dia anterior ao exame realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira).
Mantenha a calma e cuide da alimentação
O mais importante é que os candidatos preparem o corpo e mente para enfrentar a prova, que dura o dia inteiro: vai das 9 às 13h e, depois, das 15h30 às 20h30. Alongamento e ioga são práticas recomendadas.
“Quanto mais relaxado, melhor”, avalia Caio Augusto Alves, doutor em educação pela USP (Universidade de São Paulo) e professor de pedagogia, letras e história no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
“Antes de receber [a prova], quando estiver sentado, fique em silêncio e feche os olhos para a cabeça começar a se preparar. A mente tem que estar tranquila e limpa. Com os problemas de casa em casa e com foco na prova.“
Desta forma, vale a pena escolher roupas confortáveis e garantir que não vá passar frio nem calor. Para estar bem alimentado, o candidato deve apostar em garrafinha de água e comidinhas leves, como castanhas, frutas e chocolates.
VEJA TAMBÉM: Acesso de jovens negros ao ensino médio tem uma década de atraso em comparação com os brancos
Dicas para a redação
Como a redação segue o padrão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é provável que ela aposte em temáticas atuais. O participante deve ficar atento a assuntos como:
• Diversidade humana, multiculturalismo brasileiro e diversidade
• Meio ambiente, questões ambientais, clima e mudanças climáticas
• Contexto geopolítico (como Guerra na Ucrânia e demais conflitos)
• Questões econômicas, macroeconomia e mercado financeiro
• Políticas públicas
A dica de Rodrigo Boyer, avaliador do Inep, é dominar as técnicas de linguagem.
"Leia bastante para entender as construções textuais e os gêneros, o que vai influenciar diretamente em questões voltadas para linguagem e compreensão de texto, fora a construção da redação no final do exame."
As provas têm como base o conteúdo do ensino fundamental e médio, que pode ser acessado no site do instituto.
Horário e local de prova
Os portões vão estar abertos das 8h às 8h45 e as provas acontecem das 9h até as 13h. Já à tarde, os portões abrem às 14h30 e fecham às 15h15. Os exames vão das 15h30 às 20h30.
Os locais de prova já estão disponíveis para consulta no site do Encceja.
Formato do exame
Neste domingo, os candidatos para o nível do ensino fundamental farão as provas de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, história e geografia.
Para quem for fazer a prova para o ensino médio, o exame irá cobrar ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, e ciências humanas e suas tecnologias.
Ambas são compostas por quatro exames, com 30 questões de múltipla escolha em cada.
*Sob supervisão de Vivian Masutti
CONFIRA TAMBÉM: A 100 dias do Enem, especialistas fazem raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022