Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem: veja possíveis temas de redação do exame nacional e dicas para se dar bem na prova

Professores de redação dão sugestões e também indicam caminhos para ter um texto com bom resultado

Educação|Alex Gonçalves, do R7*

Enem impresso e digital será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, em todo o país
Enem impresso e digital será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, em todo o país Enem impresso e digital será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, em todo o país

Muitos dos participantes que vão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 já estão se dedicando aos estudos. O exame nacional que será aplicado daqui a sete meses em todo o país é apontado atualmente como a principal porta de entrada para o ensino superior.

Para ajudar durante a preparação dos estudos, o R7 entrevistou professores de português, que dão dicas de texto e arriscam palpites de possíveis temas de redação para a edição deste ano, que ocorre nos dias 13 e 20 de novembro. Confira:

Leia também

A professora de redação Vanessa Bottasso, do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), cita cinco possíveis temas. Segundo a docente, que justificou cada um dos palpites, os assuntos são atuais e relevantes, e os estudantes devem estar cientes de suas conjunturas para não serem pegos despreparados, caso um deles seja o escolhido. Confira:

1. Direitos da infância: em decorrência da degradação da condição socioeconômica populacional e também dos impactos da pandemia, a proteção aos direitos das crianças ganha espaço central no debate público.

Publicidade

2. Valorização do trabalho docente: baixos salários, cortes de planos de carreira, hipervigilância e responsabilização individual, desvalorização da qualificação profissional, precariedade na estrutura escolar e conflitos no ambiente escolar. Esses são alguns dos antigos problemas que se intensificaram na pandemia e tornam ainda mais evidente essa questão social.

3. Juventude, trabalho e projeto de vida: a reforma do ensino médio e a nova realidade socioeconômica do país colocam em xeque as escolhas dos estudantes do ensino médio em relação à sua preparação para a atuação no meio social e, por isso, esse tema tem ganhado destaque no debate público.

Publicidade

4. Percepção sobre bem-estar e felicidade: pesquisas recentes têm demonstrado uma importante queda na percepção dos brasileiros em relação ao bem-estar do país e à felicidade futura, apontando para um período de maior pessimismo, que pode afetar as ações de retomada do desenvolvimento do Brasil.

5. Insegurança alimentar: o aumento dos preços de alimentos que constituem a cesta básica, o desemprego em alta e a desvalorização do poder de consumo têm contribuído para o retorno da fome como um problema social cotidiano em todo o Brasil.

Publicidade

O professor Arthur Medeiros, coordenador de redação do Poliedro Curso de São Paulo, sugere algumas dicas para que os estudantes consigam uma boa pontuação na redação do Enem. "Em primeiro lugar, é importante lembrar que a banca valoriza um bom uso do repertório sociocultural – sempre que possível, recomendo que os estudantes busquem ampliar o seu repertório (que pode ser do âmbito teórico ou artístico, por exemplo, como uma citação de um livro de ficção ou de um estudioso) e praticar as técnicas textuais para garantir que aquela obra citada apresente uma relação explícita com o tema solicitado pela prova", inicia.

"Outro ponto que sempre ajuda a pontuar em uma das competências é o uso profuso, variado e adequado dos recursos coesivos – eles precisam aparecer em todos os parágrafos do textos e são ferramentas extremamente úteis para garantir a correta articulação de uma ideia à outra", explica. Ainda de acordo com o professor, por outro lado, em termos mais gerais, é muito importante que o estudante pratique um desenvolvimento de texto em que ele identifique qual é o problema social brasileiro abordado na proposta de redação e, em seguida, argumente de modo a deixar claras as suas causas e consequências. "Somente dessa forma é que ele conseguirá garantir um texto analítico, coeso e bem desenvolvido", diz.

Ainda de acordo com Medeiros, a revisão de exemplos de redações nota mil é uma excelente prática de estudo. "Ao analisar um texto que conseguiu atingir a nota máxima, o estudante pode identificar quais são os pontos positivos que foram valorizados pela banca de correção naquele ano, quais as estratégias argumentativas que costumam dar mais certo e, dessa forma, é possível ter um estudo mais direcionado ao longo do ano", conclui.

Relembre os temas das últimas edições do Enem:

- Redação Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.

- Redação Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

- Redação Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil.

- Redação Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

- Redação Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil.

- Redação Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.

- Redação Enem 2015: A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira.

A nota do Enem pode ser utilizada para os Programas Federais do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

*Estagiário do R7 sob supervisão de Fabíola Glenia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.