Enem: prazo para pedidos de isenção termina nesta sexta-feira
Interessados podem concluir os pedidos pela página do Inep até as 23h59; resultados devem ser divulgados no dia 22 de abril
Enem|Do R7
O prazo para solicitação de pedidos de isenção no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022, bem como a realização de justificativa de ausência no exame de 2021 encerra às 23h59 desta sexta-feira (15).
Os interessados podem concluir os pedidos pela página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os resultados devem ser divulgados no dia 22 de abril na Página do Participante.
Leia também
Quem tiver a solicitação de isenção negada ou a justificativa de ausência reprovada poderá interpor recurso no período de 25 a 29 do mesmo mês. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.
Passo a passo
Para realizar as solicitações, o participante deve informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento, endereço de email e número de telefone. Pode pedir a isenção da taxa de inscrição o participante que está cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, bem como aquele que, além de ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, possui renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também pode solicitar a isenção o participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e está inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu NIS (Número de Identificação Social) único e válido.
A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2021 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022 (digital ou impresso), isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante, conforme edital específico, a ser publicado pelo Inep.