Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Golpe da falsa bolsa de estudos: Inep alerta que não faz sorteios

O instituto não faz contato pedindo documentos para a seleção de programas estudantis, somente para fins estatísticos 

Educação|Do R7

Inep orienta aos estudantes que denunciem em caso de tentativa de golpe
Inep orienta aos estudantes que denunciem em caso de tentativa de golpe Inep orienta aos estudantes que denunciem em caso de tentativa de golpe

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável por realizar pesquisas e estatísticas voltadas para a área da educação e pela prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), alerta para o golpe da bolsa de estudos.

Conforme um comunicado divulgado pelo instituto, pessoas usam o nome do Inep para promover bolsas de estudos. O golpe é realizado pelo envio de uma mensagem que anuncia que a pessoa foi escolhida, por uma seleção, para receber o benefício, com a condição de realizar um pagamento por boleto.

O Inep esclarece que não faz sorteios nem seleções utilizando sua base de dados. O instituto faz somente a coleta de dados pessoais para realizar pesquisas com fins estatísticos, o que é feito pelo e-mail institucional, direcionado às secretarias estaduais e municipais de Educação. 

A orientação é que, caso as pessoas sofram alguma tentativa de golpe, denunciem às autoridades locais. O Inep também está disponível para tirar dúvidas por meio de seus canais de atendimento ao público.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.