Educação Golpe da falsa bolsa de estudos: Inep alerta que não faz sorteios

Golpe da falsa bolsa de estudos: Inep alerta que não faz sorteios

O instituto não faz contato pedindo documentos para a seleção de programas estudantis, somente para fins estatísticos 

  • Educação | Do R7

Inep orienta aos estudantes que denunciem em caso de tentativa de golpe

Inep orienta aos estudantes que denunciem em caso de tentativa de golpe

Firmbee/ Unsplash

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável por realizar pesquisas e estatísticas voltadas para a área da educação e pela prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), alerta para o golpe da bolsa de estudos.

Conforme um comunicado divulgado pelo instituto, pessoas usam o nome do Inep para promover bolsas de estudos. O golpe é realizado pelo envio de uma mensagem que anuncia que a pessoa foi escolhida, por uma seleção, para receber o benefício, com a condição de realizar um pagamento por boleto.

O Inep esclarece que não faz sorteios nem seleções utilizando sua base de dados. O instituto faz somente a coleta de dados pessoais para realizar pesquisas com fins estatísticos, o que é feito pelo e-mail institucional, direcionado às secretarias estaduais e municipais de Educação. 

A orientação é que, caso as pessoas sofram alguma tentativa de golpe, denunciem às autoridades locais. O Inep também está disponível para tirar dúvidas por meio de seus canais de atendimento ao público.

Últimas