Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inspiração nas tias: ex-aluno de Etec ganha prêmio por pulseira para pessoas com deficiência intelectual

Acessório conta com QRCode que informa o tipo de condição de quem o utiliza e a forma como gostaria de ser tratado

Educação|Beatriz Kawai, do R7*

Lucas Xavier
é assistente de projetos da ONG JA Rio de Janeiro
Lucas Xavier é assistente de projetos da ONG JA Rio de Janeiro Lucas Xavier é assistente de projetos da ONG JA Rio de Janeiro

Primeiro de sua família a cursar universidade pública, Lucas Manso Xavier, 24 anos, foi o vencedor na categoria "inovação" de um fórum internacional de empreendedorismo, com o projeto de uma pulseira para pessoas com deficiência intelectual.

Xavier e sua equipe desenvolveram a ideia em dez horas durante o Fórum Internacional de Empreendedores do México deste ano, o maior da América Latina.

Com a delegação brasileira, ele também ficou em terceiro lugar na categoria de "melhor apresentação cultural da minha terra", apesar de não falar espanhol.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o jovem é ex-aluno da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, que pertence à Fatec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), e se inspirou na história de duas tias, que já morreram, para desenvolver a ideia.

Publicidade

Por meio de um QRCode, a pulseira funcionaria como um cartão que explicaria um pouco mais sobre a condição de quem a utiliza, qual é sua deficiência e como essa pessoa gostaria ou não de ser tratada.

A pulseira utilizaria a tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite que dois dispositivos troquem dados por aproximação sem necessitar de bateria nem conexão com a internet.

Publicidade

"No momento em que estava construindo o projeto, pensei nos olhares que as pessoas davam para a minha tia Patricia, muitas vezes por não entender sua deficiência ou por pena. Coisa que eu detestava", conta o jovem. "Acredito que, se ela tivesse essa pulseira, com a tecnologia atual, seria mais fácil as pessoas terem empatia com ela."

A pulseira criada por Lucas Manso Xavier
A pulseira criada por Lucas Manso Xavier A pulseira criada por Lucas Manso Xavier

Xavier cursa direito na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e é assistente de projetos da ONG JA Rio de Janeiro, organização social com foco em empreendedorismo e educação financeira que facilita o ingresso no mercado de trabalho.

VEJA TAMBÉM: Empreendedorismo jovem ganha força no país

O estudante sonha com o dia em que o projeto vai sair do papel e virar um produto acessível.

*Sob supervisão de Vivian Masutti

VEJA TAMBÉM: Negócios inclusivos: famílias de pessoas com deficiência criam negócios para acessibilidade

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.