Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

MEC lança plataforma de avaliação de estudantes pós-pandemia

Escolas de todo país podem fazer o cadastro no site do ministério para ter acesso ao material de português e matemática

Educação|Do R7

MEC lança plataforma para escolas avaliarem conhecimento em português e matemática
MEC lança plataforma para escolas avaliarem conhecimento em português e matemática

O MEC (Ministério da Educação) disponibiliza, a partir desta quinta-feira (7), as Avaliações Formativas direcionadas ao ensino fundamental, dos anos iniciais e finais. Todas as escolas do país podem se cadastrar no site do ministério para ter acesso às ferramentas.

A avaliação possibilitará a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem do estudante em português, matemática e fluência na leitura. A partir do próximo ano, o MEC deve incluir os estudantes do 6º ano e também avaliações de ciências da natureza.

Leia também

Essas avaliações serão disponibilizadas tanto para rede pública quanto para a particular por meio de uma plataforma específica e desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

"Essa é uma das entregas mais relevantes feitas pelo MEC neste contexto de pandemia, acreditamos que será uma contribuição valiosa das aprendizagens", diz o Secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo. "Ficou claro que o retorno das aulas tinha de vir acompanhado de avaliações diagnósticas colocada a serviço das redes de ensino do ensino fundamental."


Os professores poderão fazer um diagnóstico da aprendizagem principalmente após o período de aulas remotas. A ideia é que as escolas possam desenvolver atividades individualizadas aos estudantes e acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo de 2022.

"A Undime tem solicitada essa avaliação diagnóstica para garantir que políticas públicas sejam coerentes com a realidade, esperamos que essas iniciativas se multipliquem para que possamos fazer avaliações e planejamos mais técnicos", destacou o vice-presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Marcelo Costa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.