Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Polícia libera estudantes que ocuparam Centro Paula Souza

Estudantes apoiam as manifestações contra a reforma do ensino médio e a PEC 241

Educação|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Os alunos foram levados ao 2º Distrito Policial (Bom Retiro)
Os alunos foram levados ao 2º Distrito Policial (Bom Retiro)

A Polícia Civil liberou, na manhã desta sexta-feira (4), cerca de 30 estudantes que foram detidos depois de ocupar durante quase duas horas e meia a sede do Centro Paula Souza, na Santa Ifigênia, região central da capital paulista na quinta-feira (3).

Os alunos foram levados ao 2º Distrito Policial (Bom Retiro), no centro, onde foi registrado boletim de ocorrência por dano ao patrimônio. A liberação ocorreu por volta das 2 horas.


Os estudantes que ocuparam o Paula Souza apoiam às manifestações de secundaristas contra a reforma do ensino médio e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que limita os gastos públicos. O grupo também cobrava liberação de mais verbas para as Fatecs (Faculdades de Tecnologia de São Paulo).

A ocupação ocorreu às 17h30 e terminou pouco antes das 20h, quando a Polícia Militar invadiu o prédio e deteve os manifestantes. A polícia não jogou bombas para garantir a reintegração, mas estudantes gritaram que haviam levados golpes de cassetete. Ninguém da corporação se pronunciou a respeito.


A ocupação foi restrita ao prédio administrativo. Para terminar o ato, um grupo de policiais atraiu a atenção dos manifestantes, enquanto outro grupo os cercou, entrando por um acesso lateral. Jovens que acompanhavam a manifestação do lado de fora disseram que a PM novamente se valeu do entendimento do Estado de promover ações de reintegração de posse, mesmo sem mandado judicial, em caso de prédios públicos — a chamada autotutela.

O CPS informou que os estudantes foram retirados pacificamente pela Polícia Militar duas horas depois da invasão e não teriam chegado a apresentar suas reivindicações ao CPS. "E não é verdade que a evasão nas Fatecs seja de 60%. A desistência varia para cada um dos 72 cursos e em nenhum caso se aproxima desse patamar."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.