Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Primeira fase da Fuvest será realizada neste domingo

Estudantes vão responder a 90 questões de múltipla escolha durante 5 horas de prova. Os portões abrem 12h30 e fecha às 13h  

Educação|Karla Dunder, do R7

  • Google News
Estudantes participam da primeira fase da Fuvest neste domingo (24)
Estudantes participam da primeira fase da Fuvest neste domingo (24)

Um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, a primeira fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), será realizada neste domingo (24). Os estudantes deverão responder a 90 questões de múltipla escolha para conquistar uma vaga na USP (Universidade de São Paulo).

Os candidatos devem chegar com no mínimo uma hora de antecedência. Os portões abrem as 12h30 e fecham 13h. A prova tem 5 horas de duração e termina às 18h.


Leia mais: Fuvest divulga os locais de prova do vestibular deste ano

Na Fuvest, o caderno de questões deve ser respondido com caneta azul. Além disso, é permitido levar lápis, borracha, apontador e régua transparente. Lanches leves e água estão liberados. 


No dia das provas — primeira e segunda fase — os candidatos devem levar documento com foto, de preferência o RG.

Leia mais: Passado o Enem, começa a maratona de vestibulares


Relógios, equipamentos eletrônicos como celular, qualquer tipo de material impresso, gorro e bonés são proibidos durante a prova.

Não há uma data para a divulgação do gabarito oficial, mas a lista com os aprovados será divulgada no dia 9 de dezembro. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020.


Concorrência

Ao todo, 129.148 candidatos estão inscritos no vestibular. Segundo a Fuvest, 117.019 alunos terão concluído o ensino médio até o final deste ano e 12.129 são treineiros. A USP oferece 8.317 vagas sendo que 45% das vagas de cada curso são reservadas para alunos que estudaram durante todo o ensino médio em escola pública. Outras 2.830 vagas são destinadas ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) — para estudantes que fizerem o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Novidades

A Fuvest anunciou mudanças para o vestibular deste ano. As provas serão impressas em cores. Figuras, mapas, gráficos e outras imagens coloridas são a principal novidade do vestibular. O objetivo é facilitar visualmente o exame para o candidato, proporcionando maior segurança na interpretação de informações.

Também será aplicado o reconhecimento facial que substitui a coleta da impressão digital e aumenta o controle de segurança do exame, além de agilizar a identificação dos candidatos.

A inovação começa no cadastro inicial do candidato no sistema da Fuvest, com a submissão de uma foto sem detalhes ao fundo, destacando o rosto do candidato e sem portar acessórios. Essa imagem é comparada digitalmente com as fotos coletadas pela instituição nos dias de prova por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para a Fundação.

Ao final, os candidatos em fase de matrícula têm todas as suas imagens verificadas por um sistema de processamento de dados, que certifica a identidade dos aprovados. Além disso, o método foi desenvolvido para ser compatível com o sistema de matrícula da USP, que tem uma etapa virtual.

Ainda, neste ano, haverá um detector de metais, novidade das últimas edições e que tem como objetivo garantir a segurança dos candidatos e do exame.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.