Unicamp também oferece 352 vagas por meio do Provão Paulista
Universidade passou a ter cinco formas de ingresso: vestibular da Comvest, Enem, Provão, vagas olímpicas e vestibular indígena
Educação|Vivian Masutti, do R7
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que realiza sua primeira fase neste domingo, dia 29, divulgou em agosto a tabela das 352 vagas que vai destinar aos alunos de escola pública que forem selecionados pelo Provão Paulista.
Metade dessas vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos e pardos.
Outras 319 vagas irão para aqueles que prestarem o Enem-Unicamp. Alunos indígenas brasileiros que cursaram escolas públicas terão direito a 130 vagas. O mesmo número irá para candidatos que conquistarem medalhas ou tiverem um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio.
Carro-chefe da casa, o vestibular Unicamp será responsável por selecionar 2.540 alunos.
O professor Ivan Toro, pró-reitor de graduação da universidade, vê uma série de vantagens no novo modelo. "Teremos controle da prova, pois será feita com a participação das universidades paulistas. Isso é bom, porque amplia a proximidade com as outras universidades e garante a qualidade da prova", afirma.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram
"Além disso, nosso diálogo com o ensino médio do estado será aumentado. Vamos entender melhor o que os alunos estão aprendendo. Vamos verificar o que precisamos melhorar em nossas licenciaturas e, a médio e longo prazo, poderemos melhorar nossa graduação, já que, em tese, poderemos receber alunos com uma base de ensino melhor."
O Provão será uma forma de avaliação seriada aplicada pela Secretaria Estadual de Educação nos estudantes dos três anos do ensino médio das escolas públicas estaduais.
Além da Unicamp, a avaliação dará acesso a cursos superiores da USP, da Unesp, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.
A nova avaliação começará a ser aplicada em novembro, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada.
Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e, a partir de 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.
Qualidade do ensino público
Coordenador da Comissão do Vestibular Unicamp (Comvest), o professor José Alves diz que o novo modelo faz uma adequação ao processo de seleção.
"Não adianta fazer uma prova idealizada, com um candidato real inexistente. Eu só posso fazer a prova com um candidato real existente, com as condições educacionais que eles viveram nos últimos anos, inclusive com os impactos da pandemia", diz.
"As ações afirmativas continuam as mesmas, porque estamos apenas mudando o percentual de 20% do Enem — para 10% Enem e 10% Provão —, sendo que, destes, a metade é para pretos e pardos. Estamos dentro do mesmo espírito."
Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp, lembra que a base de estudantes que serão atingidos pela medida vai aumentar de forma significativa e, por conta disso, ele avalia que a qualidade do ensino público poderá melhorar.
"Cerca de 20 mil dos inscritos nos nossos vestibulares são do Enem. Com o Provão, o número de estudantes das escolas públicas sobe para 320 mil no ensino médio e mais ou menos 40 mil nas escolas técnicas. A base vai aumentar muito."
A parceria das três universidades com a Secretaria da Educação prevê ainda um auxílio a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa estadual também deve contemplar o oferecimento de bolsas a estudantes do último ano dos cursos de licenciatura das universidades estaduais paulistas para que cumpram estágios nas escolas da rede estadual.
Cronograma do vestibular Unicamp
• Aplicação da primeira fase da prova: 29/10
• Aplicação das provas de habilidades específicas para o curso de música: setembro e outubro
• Aplicação da segunda fase da prova: 3 e 4/12
• Aplicação das provas de habilidades específicas para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança: de 7 a 9/12