Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba o passo a passo para se inscrever no Prouni 2022

Programa oferece acesso ao ensino superior com bolsas de estudo integrais e parciais; inscrições terminam na sexta-feira (25) no site

Educação|Do R7

Participante não pode ter diploma de curso superior para participar do Prouni 2022
Participante não pode ter diploma de curso superior para participar do Prouni 2022 Participante não pode ter diploma de curso superior para participar do Prouni 2022

As inscrições do Prouni (Programa Universidade para Todos) abrem nesta terça-feira (22) e seguem até a próxima sexta-feira (25) no site do programa. O Prouni oferece acesso ao ensino superior com bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares

Confira o passo a passo para fazer a inscrição no Prouni:

Leia também

1. Acesse a página do Prouni e clique em "Fazer Inscrição". Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha.

2. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

3. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Caso o participante não tenha um computador para realizar a inscrição, o MEC informa que todas as instituições de ensino participantes do Prouni devem oferecer acesso gratuito à internet aos candidatos que pretendam participar do programa.

Nota de corte

Diariamente o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) do MEC (Ministério da Educação) é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.