Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carreiras em alta: a busca da colocação perfeita no mercado

Como lidar com a sazonalidade e as demandas pontuais de cada segmento profissional? Um dos caminhos é cursar uma pós para fortalecer seu perfil

Seu Momento Pós é no Senac|Cleide Oliveira, do núcleo de Branded Content

Especialização é o caminho para manter a empregabilidade
Especialização é o caminho para manter a empregabilidade Especialização é o caminho para manter a empregabilidade

É comum tentar acompanhar as tendências de mercado e pautar escolhas por pesquisas sobre as próximas carreiras em demanda. A sazonalidade e as crises, no entanto, devem também ser observadas com atenção na hora de optar por um curso de especialização.

“Áreas clássicas como medicina, administração, direito e economia dificilmente perdem espaço quando se fala em empregabilidade”, afirma Edson Schrot, coordenador da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas do Senac São Paulo. Mas é fato que o mercado busca, ainda e cada vez mais, profissionais com fluência tecnológica e afinidade com a inovação dentro de suas áreas.

Com lugar de destaque no topo da lista, o segmento de Tecnologia da Informação já se consolidou, ramificado em nichos como Gestão de Projetos, Sistemas de Informação, Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Outra área que segue em alta é Marketing que, em 2020, direciona seus esforços para uma Gestão de Relacionamento com Cliente cada vez mais eficaz. Também seguem em aquecimento neste primeiro semestre:

Recursos Humanos: atração e retenção de talentos, além da educação continuada e gestão estratégica;

Publicidade

Mercado Financeiro: especialmente fundos de reestruturação de crédito e private equity (que compra participação em empresas);

Direito Tributário e Trabalhista: devido às constantes mudanças e atualizações de leis específicas;

Publicidade

Auditoria e Compliance: na área de controle, diversos profissionais são absorvidos como advogados, administradores e contadores;

Seguros: dos tradicionais casa-carro-automóvel às novas modalidades que envolvem startups, é uma área promissora para diversos profissionais.

Publicidade

Leia mais:Transição de Carreira: como uma pós-graduação pode te ajudar

Fatores que influenciam a demanda

São muitos os aspectos que influenciam a demanda do mercado. De acordo com a coordenadora da pós-graduação em Organização e Administração de Eventos do Senac São Paulo, Ormene Dorneles, “fatores internos e externos favorecem aspectos diferentes no mercado de trabalho. Crises podem acabar com algumas demandas, mas também criam excelentes oportunidades para outras áreas”. Ela explica que, em seu segmento, existem direcionadores factuais de crescimento e maior demanda por profissionais qualificados. “Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, campeonatos esportivos internacionais e o fenômeno de ‘festivalização’, além do live marketing em ascensão”, enumera a coordenadora.

O mercado sempre tem espaço para profissionais qualificados
O mercado sempre tem espaço para profissionais qualificados O mercado sempre tem espaço para profissionais qualificados

É difícil entender a complexidade de fatores que resultam na alta ou baixa demanda por profissionais qualificados. Segundo o coordenador Edson Schrot, “refletindo sobre pessoas, podemos falar que há demanda por profissionais que sejam capazes de transformar a cultura organizacional e implantar gestão por competências”. Melhorar a comunicação é outra exigência de mercado. “Costumo dizer que antes da pós-graduação os alunos têm habilidade de se comunicar ‘de um para um’. Depois dela, ‘de um para muitos’ pois amplia sua visão holística”.

Para ele, por vocação ou oportunidade, o que vale é entender a importância de ter um currículo forte. “Entendo que confiança e excelência técnica-operacional são fundamentais para alavancar carreiras; posteriormente, novas competências serão requeridas. Vale investir numa especialização primeiramente, para avançar em um segundo momento rumo ao desenvolvimento de habilidades políticas e de relacionamento”, conclui.

E você, já sabe qual é o seu momento pós? Descubra neste quiz!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.