Educação Unicamp prorroga prazo para pedido de isenção de taxa

Unicamp prorroga prazo para pedido de isenção de taxa

Comvest oferece 6.680 isenções aos candidatos de baixa renda e os participantes têm até 30 de junho para oficializarem pedidos

Unicamp prorroga prazo para pedidos de isenção na taxa de inscrição do vestibular 2022

Unicamp prorroga prazo para pedidos de isenção na taxa de inscrição do vestibular 2022

Divulgação/ FCA Unicamp Limeira/ Redes Sociais

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) anunciou nesta segunda-feira (14) a prorrogação do prazo para os candidatos solicitarem a isenção da taxa no vestibular 2022 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) até o dia 30 de junho. Decisão também vale para a modalidade Enem-Unicamp 2022

Segundo a Comvest, a prorrogação beneficiará mais candidatos a conquistar o benefício, levando em conta as dificuldades do ensino remoto durante a pandemia  de covid-19.
Os participantes poderão concluir as solicitações dos pedidos para insenção por meio da página no site da Comvest.

As isenções são oferecidas em três modalidades:

1. Aos candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário-mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);

2. Funcionários da Unicamp/Funcamp;

3. Para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de licenciatura ou tecnologia (licenciaturas em: ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia. Tecnologia em: análise e desenvolvimento de sistemas e em saneamento ambiental).

Pré-requisitos: Já ter concluído ou concluir em 2021 o ensino médio e, somente no caso da modalidade 1, ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.

Pedidos facilitados

Desde o ano passado, considerando o contexto da pandemia de covid-19, a Comvest flexibilizou alguns procedimentos para o pleno atendimento dos estudantes das escolas públicas no Programa de Isenção. Em relação aos documentos, como alternativa em caso de dificuldade de conseguir junto às escolas o Histórico Escolar, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir um documento a partir do site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar uma declaração de que são/foram estudantes da rede pública durante todo o ensino médio, conforme modelo disponível no Edital. Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal (do candidato(a), pai, mãe ou responsável), para que, nesse caso, os candidatos não precisem anexar a documentação exigida.

Os candidatos que optarem pela declaração deverão, no ato da inscrição no Vestibular Unicamp 2022 ou no Enem-Unicamp 2022, anexar o documento oficial exigido (histórico escolar ou declaração da escola).

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 30 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2022 e no Enem-Unicamp 2022. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2022 já foi divulgado e as inscrições terão início no dia 2 de agosto de 2021 e deverão ser feitas até dia 8 de setembro. O valor da taxa de inscrição será de 180,00 e poderá ser pago até o dia 10 de setembro. A primeira fase será realizada no dia 7 de novembro de 2021.

Últimas