Educação Veja quais são as principais diferenças entre as provas da Fuvest, Unicamp e Unesp

Veja quais são as principais diferenças entre as provas da Fuvest, Unicamp e Unesp

Estudantes devem ficar atentos às características de cada prova, em comum, todos exigem interpretação de gráficos e imagens

Resumindo a Notícia

  • Estudantes devem conhecer as provas antes do vestibular
  • Saiba quais são as características de cada prova
  • Habilidade de interpretar gráficos e imagens é cobrada em todos os vestibulares
  • Simulado e estratégia são fundamentais para um bom desempenho
Estratégia é fundamental para que estudante consiga uma vaga em uma universidade

Estratégia é fundamental para que estudante consiga uma vaga em uma universidade

Marcos Santos/USP Imagens - 26.11.2017

Estudantes que se preparam para o vestibular devem ficar atentos às características de cada prova para o ingresso na USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade do Estadual Paulista). Saiba quais são as diferenças entre os exames e quais as melhores estratégias a serem adotadas para cada um.

"Uma característica comum a todos os exames, inclusive para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é a presença de gráficos, tabelas e imagens. Saber interpretar esses elementos é uma habilidade cada vez mais exigida por todos os vestibulares", avalia o professor Teo Sidarta, coordenador do pré-universitário do colégio Rio Branco.

Para os estudantes que vão prestar vestibular para as três universidades, a dica de Madson Molina, coordenador do curso Anglo, é focar na prova da Fuvest, "que tem a maior árvore de conteúdo oferecidos no edital e questões de maior complexidade." No que diz respeito ao conteúdo, "um candidato que se prepara para as prova da USP (Fuvest), está se preparando para a Unicamp e Unesp."

Fuvest:

A Fuvest é considerada pelos professores como "conteudista" e costuma cobrar exercícios que medem o conhecimento do candidato. "Também é uma prova que exige muito raciocínio lógico", destaca Sidarta.

"O candidato vai se deparar com alguns exercícios mais difíceis, o que significa que se dedicar muito tempo na resolução, vai perder tempo de prova", explica. "Uma dica boa é deixar esse tipo de questão para o fim da prova para que não se comprometer com horário. Essas questões também desestabilizam emocionalmente, mais um motivo para deixar para responder depois."

Unicamp:

A prova da Unicamp exige leitura e interpretação de texto. "Essa é uma prova em que o candidato não consegue responder no piloto automático e embora a primeira fase traga só quatro itens por questão, não significa que é mais fácil, eles podem confundir ou deixar o candidato em dúvida entre dois itens, o fundamental é ler com muita atenção."

O vestibular cobra questões mais gerais, menos específicas que a Fuvest. "A nota da redação, na segunda fase da Unicamp, corresponde a 20% da nota final", diz o professor do Rio Branco.

Unesp:

O vestibular da Unesp, assim como a Fuvest, cobra muito conteúdo, mas o nível de dificuldade é menor, considerado pelos professores "mais tranquilo". Uma característica da prova é a presença de conteúdo específico de filosofia e sociologia. "A prova da Unesp é mais equilibrada, e na proporção da prova, matemática, de forma geral, tem um peso menor", diz Sidarta.

Estratégia:

Saber administrar o tempo é uma boa estratégia para o vestibular e Enem. A dica é fazer simulados e cronometrar o tempo gasto em cada questão. "O aluno deve se submeter a fazer uma prova em condições reais, uma prova de uma edição anterior em 5 horas", orienta Molina. "Antes do simulado, vale anotar em um papel quais são as estratégias para a prova: por onde vai começar e quais os erros não pode cometer."

O coordenador sugere que após o simulado, o estudante deve corrigir as questões e fazer uma reflexão sobre as estratégias adotadas, o que deu certo e aquilo que não funcionou.  "A simulação é uma espiral de melhoria, quando o aluno faz a correção na sequência, já deve avaliar o que deu certo e o conteúdo que precisa revisar."

Últimas