Dilma vira alvo de Marina e Aécio em último dia de propaganda na TV
Presidenciáveis do PSB e PSDB tentaram colar petista à corrupção na Petrobras
Eleições 2014|Do R7

No último dia de campanha na TV, as propagandas de Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) lançaram ataques contra a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). Os opositores destacaram as denúncias de corrupção na Petrobras na tentativa de atingir a imagem da petista, que vem subindo nas pesquisas de intenção de voto faltando poucos dias para a votação de 5 de outubro.
A propaganda de Aécio começou com um tom mais leve, mostrando o presidenciável ao lado da mulher, dos filhos e da mãe. Em seguida, trouxe imagens do candidato no debate da TV Record, informando que “Aécio deu um banho em Dilma” e destacando as denúncias de corrupção na Petrobras.
— Vou tirá-la das mãos desse grupo político que tomou conta dessa empresa.
O candidato a vice na chapa de Aécio, o senador Aloysio Nunes (PSB-SP), também deu seu depoimento e lembrou que na última semana da campanha de 2010 ele passou do terceiro para o primeiro lugar no dia da votação.
A mensagem é um incentivo aos eleitores de Aécio, já que o candidato permanece em terceiro lugar desde a entrada de Marina na corrida presidencial, mas vem subindo nas últimas pesquisas. “É hora de convencer os indecisos e aqueles que querem mudar de verdade”, disse a propaganda.
Dilma abre 14 pontos de diferença sobre Marina no 1º turno, diz Ibope
Datafolha: Dilma venceria Marina e Aécio no segundo turno
Marina manteve a mesma linha de ataque tucana, mas foi mais agressiva. A propaganda trouxe trechos do discurso que a pessebista fez na última terça-feira (30), em São Paulo, quando insinuou que Dilma é mentirosa. O discurso ficou marcado por ataques frontais à presidente, numa mudança de postura adotada na reta final de campanha para estancar a queda da ex-senadora nas pesquisas.
— Aprendi respeito à diversidade na prática, não foi em teoria. Passe o tempo que passar, eu vou continuar a falar do nosso programa: o passe livre, a educação em tempo integral, os 10% da Saúde. Quem não foi nem vereadora e vira presidente não entende isso. Come pela boca do marqueteiro. Come pela boca do assessor.
A edição feita pelo programa não deixou claro que a crítica de Marina se devia às suas votações no Senado sobre a CPMF. Durante o discurso de terça, a ex-senadora acusou Dilma de não entender sobre votações no Congresso.
Marina também trouxe as denúncias de corrupção para atingir a presidente.
— Não me venha chamar de mentirosa. Mentira é quem diz que não sabe que tinha roubo na Petrobras. Mentira é quem diz que não sabe o que está acontecendo a corrupção desse País.
Dilma faz bate-papo com Lula e promete “ideias novas”
Na propaganda da presidente Dilma, a presidente pediu a “confiança” para um segundo mandato, dizendo que “meu compromisso mais profundo se expressa em uma frase: governo novo, ideias novas”.
A frase foi repetida várias vezes durante os quase 12 minutos da propaganda, em que destacou ainda as propostas apresentadas durante a campanha, como a segurança pública integrada, o Pronatec Jovem Aprendiz, o Brasil sem Burocracia e o Brasil sem Impunidade.
A publicidade trouxe ainda um bate-papo entre Dilma e Lula, gravado em um jardim, em que o ex-presidente destacou as perspectivas de futuro no País.
— Qual é o país que tem uma perspectiva de futuro o mais extraordinário do que o Brasil? Com o pré-sal aí à nossa disposição? Com a possibilidade quadruplicar, quintuplicar os investimentos na educação? (...) Eu fico olhando qual. Não tem.
Dilma aproveitou para criticar sua principal adversária na atual eleição, Marina Silva, ainda que não tenha citado o nome da presidenciável.
— É engraçada uma coisa que acontece com os nossos opositores. Eu fico impressionada por eles não valorizarem o pré-sal, por eles não darem a importância que o pré-sal tem hoje e terá no futuro.
Em referência clara a Marina, Dilma afirmou que “muitos candidatos repetem que são a mudança, mas não explicam que mudanças irão fazer”.
— O que eles dizem é que vão continuar o que estamos fazendo. E fazer isso será muito mais fácil para mim.




