Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2014

FHC rebate crítica de que PSDB quebrou o Brasil três vezes

"Por essas e outras, o governo Dilma Rousseff perdeu credibilidade: faz propaganda falsa", diz

Eleições 2014|Do R7

  • Google News
FHC disse em artigo que Dilma entende pouco de economia
FHC disse em artigo que Dilma entende pouco de economia

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso rebateu a afirmação feita pela presidente Dilma Rousseff (PT) no debate desta semana da TV Bandeirantes, de que o governo do PSDB "quebrou o Brasil três vezes". Ele disse ter entendido o motivo pelo qual Dilma não conseguiu obter grau de pós-graduação na Unicamp.

O tucano publicou artigo no site Observador Político para dizer que "ela [Dilma] entende pouco de economia".


Segundo FHC, o Brasil estava em moratória desde o final do governo do ex-presidente José Sarney e, quando assumiu o ministério de Fazenda, no governo de Itamar Franco, disse ter começado a "refazer a credibilidade do País".

— Fizemos em 1994 o Plano Real, sem apoio do FMI, e erguemos a economia.


Ele disse ter feito um acordo de empréstimo com o FMI (Fundo Monetário Internacional) em 1998 porque o Brasil enfrentava as consequências da crise da Ásia e dificuldades internas provocadas por atos políticos irresponsáveis da oposição. 

Pessoas querem sorrir sem botar dente de última hora, diz Aécio


Leia mais sobre Eleições 2014

FHC explicou também que o último recurso ao FMI, no segundo semestre de 2002, teria sido necessário para enfrentar o "efeito Lula", já que, segundo ele, os mercados financeiros mundiais e locais temiam que a pregação do PT "fosse para valer".


— É mentira, portanto, que o governo do PSDB tenha quebrado o Brasil três vezes. Por essas e outras, o governo Dilma Rousseff perdeu credibilidade: em vez de informar, faz propaganda falsa.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Assista: Primeiro debate na TV muda estratégias de PT e PSDB para campanha presidencial

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.