Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2016

Bahia é o Estado com mais candidatos negros nas Eleições 2016 

Cerca de 16% dos registros de candidatura no Estado são de pessoas negras

Bahia|Do R7

  • Google News
São os candidatos que se declaram negros, pardos ou brancos
São os candidatos que se declaram negros, pardos ou brancos

Nesta segunda-feira (5), O TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) divulgou dados que confirmar que a Bahia é o Estado que possui mais candidatos auto declarados negros. Até o momento, já são 5.721 registros de candidatos negros, cerca de 16% de todos os candidatos a vereadores e prefeitos nos 417 municípios baianos. 

Leia mais notícias no R7 BA


Desde 2014, os próprios candidatos preenchem um cadastro informando dados como cor da pele. Em salvador, os candidatos Fábio Nogueira e Célia Sacramento se declararam negros, enquanto Pastor Sargento Isidório, ACM Neto e Cláudio Silva se declararam pardos. Apenas Alice Portugal e Da luz se declararam brancos. Esses e outros dados sobre os candidatos de todo o Brasil podem ser acessados pelo DivulgaCand.

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Após a Bahia, o segundo lugar no ranking nacional de acordo com o número de candidatos negros ficou para o Rio de Janeiro, com 3.171 pessoas, quase 15% do total. O Maranhão ficou com o terceiro lugar, com 2.167 candidatos, mais de 11%. Já os estados que possuem menos candidatos que afirmaram serem negros são: Santa Catarina, com 481 registros, cerca de 2,75%; Amazonas, com 384, ou 4,05% do total; e Ceará, com 720 , representando 4,87% do número de registros.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.