Eleições 2020 João Vítor Xavier sugere esvaziar a Lagoa da Pampulha para limpeza

João Vítor Xavier sugere esvaziar a Lagoa da Pampulha para limpeza

Candidato à Prefeitura de BH pelo Cidadania conversou com especialistas que indicam a estratégia como viável para tratar a poluição no cartão-postal

  • Eleições 2020 | Pablo Nascimento, do R7

João Vítor Xavier (Cidadania), candidato a prefeito em Belo Horizonte, tem buscado soluções para a limpeza da Lagoa da Pampulha, principal ponto turístico da cidade, em sua possível gestão. Entre as propostas analisadas está o esvaziamento do lago artificial, construído em 1943.

Em entrevista ao R7, o jornalista e deputado estadual disse que especialistas consultados por ele classificaram a estratégia como viável. O político ressaltou, entretanto, que a ideia terá que passar por mais análises técnicas, caso seja eleito.

— Tem que ter um organograma de quem vai fazer o quê e de qual forma, além de ter dinheiro para começar e acabar a obra. Imagina esvaziar a lagoa e depois não voltar com ela. Pelo que conversei com especialistas, é um processo que pode ser realizado com até dois anos e meio. Talvez seja melhor passar por um impacto deste e resolver a longo prazo do que ficar enxugando gelo como a gente está.

Candidato ainda propõe mudanças no setor da saúde

Candidato ainda propõe mudanças no setor da saúde

Ana Gomes / R7

Ainda relacionado à temática do meio ambiente, Xavier defende que é preciso revitalizar as áreas verdes da capital mineira.

— A questão ambiental pra mim tem que ser vista sob a ótica do futuro, que é colocar mais verde na cidade e seguir o conceito de cidade Vergel, que é o município integrado ao meio ambiente.

Saúde e pandemia

Xavier afirma que as ações voltadas para a saúde também estão nos pilares do plano de governo do candidato. Ele acredita que é possível fazer melhorias no setor mesmo com um possível orçamento mais enxuto após a pandemia.

— Na saúde pública, o grande caminho hoje é fazer parceria também com a iniciativa privada. São Paulo começou a contratar horários ociosos de hospitais privados para cirurgias e consultas. Isso deu certo lá e eu acho que é possível fazer aqui também.

O candidato

João Vítor Xavier, de 38 anos, é jornalista e radialista. Ele se tornou conhecido pelo público mineiro ao cobrir o jornalismo esportivo.

Xavier ocupou um cargo político primeira primeira vez em 2008, quando se tornou vereador em Belo Horizonte. Em 2010, o jornalista deixou a Câmara Municipal para tentar uma cadeira de deputado estadual, cargo que ocupa até hoje.

Entrevistas

A conversa com João Vítor Xavier aconteceu dentro de uma série de entrevistas que o R7 e a equipe digital da Record TV Minas realiza com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. Todos os 15 postulantes ao cargo foram convidados, mas nem todos tiveram disponibilidade para participar do projeto.

Vídeos curtos com as principais propostas dos candidatos serão publicados nas redes sociais da emissora, entre os dias 26 de outubro de 7 de novembro.

Veja as entrevistas já publicadas:

    • Áurea Carolina (PSOL) promete revisar o valor do IPTU
    • Bruno Engler (PRTB) propõe trocar médicos do comitê da covid-19
    • Cabo Xavier (PMB) quer moradores “prefeitos” em cada bairro de BH
    • Cazeca (PROS) quer abrir mão de impostos para ajudar empresários em BH

Últimas