Até as 16h, TSE substituiu 3.222 urnas que apresentaram falhas
Número representa 0,60% da quantidade de urnas utilizadas ao longo da votação deste domingo (2)
Eleições 2022|Do R7
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisou substituir 3.222 urnas eletrônicas que apresentaram falhas até as 16h deste domingo (2).
VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
Segundo a corte, essa quantidade representa 0,60% do total de urnas utlizadas durante a votação em primeiro turno das eleições. Nos dados divulgados anteriormente, às 14h, constavam 2.196 equipamentos trocados.
Quem estiver na fila após 17h vai votar, afirma TSE
Em entrevista coletiva nesta tarde, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, garantiu que quem estiver na fila até as 17h conseguirá votar. Ele afirmou que o primeiro turno das eleições deste ano está ocorrendo de forma "absolutamente tranquila, com clima ameno". Segundo ele, as intercorrências que ocorreram são incidentes normais em toda eleição.
Além disso, o ministro afirmou que as urnas eletrônicas são seguras, transparentes e auditáveis. "Neste ano, a Justiça Eleitoral ampliou o teste de integridade, normalmente realizado em 100 urnas, mas que será realizado em 641 urnas. Esse teste é para comprovar que o programa da urna retrata com absoluta fidelidade o que o eleitor digita", disse.