Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidata ao Senado por MG, Sara Azevedo cobra combate à violência contra mulheres

Representante do PSOL também defende projetos para área da educação e critica o Regime de Recuperação Fiscal

Eleições 2022|Pablo Nascimento, do R7

Sara Azevedo, de 37 anos, é professora da rede estadual de Minas Gerais
Sara Azevedo, de 37 anos, é professora da rede estadual de Minas Gerais Sara Azevedo, de 37 anos, é professora da rede estadual de Minas Gerais

Sara Azevedo (PSOL), candidata ao Senado por Minas Gerais, cobra mais articulação política nas ações de combate à violência contra a mulher. A avaliação da postulante ao cargo foi feita durante sabatina da Record TV Minas, nesta sexta-feira (26).

A representante do PSOL afirma que a luta contra o feminicídio é um dos fatores que motivam sua candidatura. "Passados dois anos de pandemia, em que tivemos que ficar reclusas em casa, a maioria dos casos de violência contra a mulher é de violência doméstica. Estamos falando que é necessário contribuir com políticas públicas de atendimento e segurança para estas mulheres", defende.

"Muitas das vítimas têm medo de denunciar seus agressores. É necessária uma preparação das polícias e a implantação de delegacias 24 horas", conclui.

Sara Azevedo afirma que outro foco de seu eventual mandato será a educação. "O ensino público tem diversos problemas. Hoje, no pós-pandemia, temos desafios de ordem de saúde mental e estrutural. Um grande desafio hoje é a readequação no processo pós-pandêmico, em que os professores e alunos não foram preparados para o retorno.

Publicidade

"A questão da violência ampliou. As relações estão mais deterioradas. Estamos passando por um processo de readequação do espaço escolar. É necessário ter uma equipe multidisciplinar para atender isto. Precisamos de psicólogos e assistentes sociais dentro das escolas", defendeu.

Questionada sobre como será a articulação com o Governo Federal, caso eleita, para atrair investimentos para o estado, Sara Azevedo avaliou ser importante fortalecer o diálogo com o poder Executivo.

Publicidade

"É importante conseguir diálogo com o campo federal, porque temos vários desafios, como a renegociação da dívida do estado, que precisa ser auditada. Essa dívida paga juros sobre juros. No Senado, podemos ser parte desse processo de articulação política que passa pelo Senado, governo estadual e outros entes", avalia.

Durante a entrevista, Sara Azevedo também:

Publicidade

• defendeu maior participação política das mulheres;

• disse ser contra a mineração na Serra do Curral;

• declarou ser contrária ao Regime de Recuperação Fiscal;

• disse ser a favor da taxação de grandes fortunas;

• prometeu lutar pela melhoria das rodovias;

• disse ser contrária à privatização da Cemig, Copasa e Codemig;

• defendeu mais investimentos nas universidades; e

• cobrou mais articulação política para a ampliação do metrô de BH.

Perfil

Nascida em Belém, capital do estado do Pará, Sara tem 37 anos e mora em Belo Horizonte há 12 anos. Ela é formada em educação física e ingressou na rede de educação de Minas Gerais assim que chegou à capital mineira. Em 2014, foi candidata a deputada federal. Já nas eleições de 2016 e 2020 tentou uma cadeira na Câmara de Vereadores de BH e foi candidata a vice-governadora em 2018.

Sabatinas

As sabatinas da Record TV Minas com os candidatos ao Senado acontecerão até a próxima segunda-feira (29). Foram chamados os postulantes de partidos com representatividade de ao menos cinco nomes no Congresso.

As entrevistas acontecem ao vivo, no Balanço Geral MG, a partir das 15h10. O programa também é transmitido pelo YouTube e pelo Facebook. Após o Balanço Geral MG, a conversa continua por mais dez minutos, apenas pela internet. Assista à íntegra da sabatina com Sara Azevedo no início desta reportagem.

Veja o calendário:

• Segunda-feira (22/8): Cleitinho Azevedo (PSC)

• Terça-feira (23/8): Marcelo Aro (PP)

• Quarta-feira (24/8): Pastor Altamiro Alves (PTB)

• Quinta-feira (25/8): Bruno Miranda (PDT)

• Sexta-feira (26/8): Sara Azevedo (PSOL)

• Segunda-feira (29/8): Alexandre Silveira (PSD)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.