Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022
Publicidade

Em mensagem, Mourão parabeniza Alckmin por vitória nas eleições

O vice-presidente e senador eleito pelo RS enviou um texto ao vice-presidente eleito nesta segunda (31); Bolsonaro mantém silêncio

Eleições 2022|Do R7, em Brasília


Hamilton Mourão, vice-presidente da República e senador eleito pelo Rio Grande do Sul
Hamilton Mourão, vice-presidente da República e senador eleito pelo Rio Grande do Sul

O vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul Hamilton Mourão (Republicanos-RS) enviou uma mensagem nesta segunda-feira (31) ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), dando-lhe os parabéns pela vitória no segundo turno das eleições. Alckmin venceu na chapa com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

É a primeira vez que um membro da Presidência da República reconhece o resultado do segundo turno das eleições de 2022, em que 123.682.372 brasileiros foram às urnas.

Nesta segunda, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente e um dos coordenadores da campanha à reeleição, usou as redes sociais para agradecer aos eleitores que votaram no atual chefe do Executivo.

Publicidade

"Obrigado a cada um que nós ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação da sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando", escreveu Flávio.

Bolsonaro ainda não se manifestou

Bolsonaro iniciou o dia seguinte à eleição com reuniões no Palácio da Alvorada. Ele se encontrou com o vice na chapa derrotada, o general Braga Netto, e com o filho Flávio. Na sequência, foi ao Palácio do Planalto, no qual se reuniu com ministros e aliados. À tarde, retornou à residência oficial da Presidência e não falou com a imprensa.

Publicidade

Um assessor do presidente da República informou que não há previsão de ele falar com a imprensa nesta segunda-feira. A expectativa é que Bolsonaro faça uma declaração de fato nesta terça-feira (1°).

Leia também

Presidente eleito

Luiz foi eleito em segundo turno para o Palácio do Planalto neste domingo (30), após a confirmação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por volta de 19h50. O petista obteve 60.345.999 dos votos (50,9%), contra 58.206.354 de Jair Bolsonaro (PL), e exercerá seu terceiro mandato como presidente da República a partir de 1° de janeiro de 2023.

Publicidade

O petista vai ocupar a Presidência da República do Brasil pela terceira vez. Ele já teve dois mandatos como presidente do Brasil, entre 2003 e 2010. Agora, será de 2023 a 2026. 

Nas eleições de 2022, Lula foi eleito presidente com o maior número de votos da história — mais de 59 milhões. O político superou os 58.295.042 votos que ele mesmo teve em 2006 e os 57.797.847 que Bolsonaro conquistou em 2018.

Bolsonaro, por sua vez, se tornou o primeiro chefe do Executivo a concorrer à reeleição e não vencer. Desde que a reeleição para presidente da República passou a valer, em 1994, foram reeleitos para o cargo Fernando Henrique Cardoso, o próprio Lula e Dilma Rousseff.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.