Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022

Fim do prazo das candidaturas, posse no TSE e início da campanha; veja os destaques da semana

Prazo para candidatos solicitarem o registro do cargo acaba nesta segunda-feira (15), um dia antes de começar a propaganda eleitoral

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Distribuição de material gráfico pode ser feita até as 22h do dia 1º/10, um dia antes do 1º turno
Distribuição de material gráfico pode ser feita até as 22h do dia 1º/10, um dia antes do 1º turno

A semana começa com o fim do prazo, nesta segunda-feira (15), para registrar candidaturas das eleições deste ano. A determinação vale para todos os cargos: presidente e vice-presidente, governador e vice-governador, senador e suplente, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.

O prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ser seguido por partidos políticos, federações e coligações. "O prazo se encerra às 8 horas para as candidaturas apresentadas pela internet e às 19 horas para a entrega de mídias com a documentação necessária diretamente no TSE", informa a corte eleitoral.

"No pedido de registro de candidatura, deve ser informado o nome para constar na urna eletrônica. É possível incluir o nome fonético de candidatas e candidatos, para uso de recursos de acessibilidade da urna", acrescenta.

Propaganda eleitoral

Carro de som permitido até as 22h
Carro de som permitido até as 22h

De acordo com o TSE, a propaganda eleitoral está autorizada a partir desta terça-feira (16), inclusive na internet. Os candidatos, os partidos, as federações e as coligações podem fazer comícios e usar aparelhagem de som fixa até 29 de setembro, das 8h às 24h, podendo ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.


Até 1° de outubro, um dia antes do primeiro turno das eleições, está permitido o uso de alto-falantes ou de amplificadores de som entre 8h e 22h.

Às 22h também termina o prazo para distribuir material gráfico e realizar caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.


Leia também

Novo presidente do TSE

Ministro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes

Também nesta terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral passará a ter um novo presidente. O ministro Alexandre de Moraes, eleito em junho, assumirá o comando do TSE e terá como vice o ministro Ricardo Lewandowski. A gestão dos dois começará com a campanha dos candidatos. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que participará do evento de posse.

A expectativa é que Moraes se esforce para abrir canais de comunicação com os demais poderes e para manter as relações institucionais com representantes do Executivo e do Legislativo.

Alexandre de Moraes substituirá o ministro Edson Fachin, que, em sua última sessão à frente da corte, na última terça (9), afirmou que as notícias falsas não abalam a democracia e que os eleitores vão eleger senadores, deputados, prefeitos e o presidente "com paz, segurança e transparência".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.