Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022

Moraes toma posse como presidente do TSE em evento com Lula e Bolsonaro

O ministro terá como principal atribuição conduzir as eleições deste ano; presidenciáveis estiveram presentes no evento 

Eleições 2022|Renato Souza, do R7, em Brasília

Posse de Alexandre Moraes no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília
Posse de Alexandre Moraes no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília

Em evento com os principais candidatos à Presidência da República e autoridades dos três Poderes, o ministro Alexandre de Moraes tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado ingressa na cadeira mais importante da Justiça Eleitoral para um mandato de dois anos e, a partir de agora, será o responsável por conduzir a corte na campanha política deste ano.

Moraes terá como principal atribuição conduzir as eleições que vão ocorrer em outubro deste ano. O pleito de 2022 é considerado um dos mais complicados da história, devido à forte polarização, a ameaças contra a segurança de candidatos e eleitores e ao risco de ataques cibernéticos antes e durante a votação.

Adversários na disputa pela Presidência nas eleições deste ano, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram da posse. Os dois não se cumprimentaram. Bolsonaro ficou na mesa ao lado de Moraes e Lula sentou-se na primeira fila, com outros ex-presidentes. Na sala em que autoridades foram recebidas antes do início da cerimônia, os grupos de Lula e Bolsonaro ficaram distantes e não se falaram. Os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também foram à cerimônia. 

Moraes substitui o ministro Edson Fachin, que foi responsável por atuar na elaboração de resoluções e regras eleitorais até o momento. Relator de inquéritos que investigam milícias digitais e fake news, inclusive com interesses eleitorais, Moraes pretende fazer uma gestão com tolerância zero contra notícias falsas.


Moraes convidou todos os ex-presidentes da República para a posse, além do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro. Participaram os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, José Sarney e Michel Temer. Também estiveram na cerimônia 21 governadores. 

Veja também: Saiba como foi o início da campanha eleitoral dos candidatos à Presidência 

A cerimônia ocorre na sede do TSE, em Brasília, e tem segurança reforçada. O acesso foi controlado em virtude da quantidade de autoridades presentes no evento e de riscos de segurança devido à proximidade das eleições.

Assista à posse

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.