Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nas eleições deste ano, 448 candidatos declaram ter algum tipo de deficiência

Entre os 156 milhões de eleitores, um total de 1,2 milhão informou ter algum tipo de limitação ao Tribunal Superior Eleitoral

Eleições 2022|Renato Souza, do R7, em Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 448 candidatos e candidatas declararam ter algum tipo de deficiência e estão aptos para concorrer as eleições deste ano. A Justiça Eleitoral aprovou 27 mil candidaturas em todo o país. Entre os 156 milhões de eleitores, um total de 1,2 milhão informou ter algum tipo de deficiência, de acordo com dados oficiais do tribunal. 

Entre os candidatos com deficiência, há uma candidata a vice-presidente da República, a senadora por São Paulo, Mara Gabrilli (PSDB). Ela é vice da candidata a presidente Simone Tebet (MDB), da Coligação Brasil para Todos. Ambos os registros já foram aceitos pela Justiça Eleitoral. 

Leia mais: Brasil tem 1,2 milhão de eleitores com alguma deficiência; acessibilidade é desafio na hora de votar

De acordo com o TSE, os candidatos informaram ter deficiência física, visual, auditiva, autismo e outro tipo. No mesmo grupo, 28 pessoas entraram com processo de registro de candidatura, mas tiveram a solicitação negada.

Esta quarta-feira (21) é a data escolhida para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Entidades públicas e privadas do país relembram a necessidade de garantir acessibilidade e combater o preconceito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.