Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022

Preparação para transporte de urnas começa na quinta-feira no Distrito Federal

Caminhões carregados com equipamentos serão lacrados e escoltados pela Polícia Militar até as seções eleitorais

Eleições 2022|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Urnas eletrônicas
Urnas eletrônicas

Nesta quinta-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral vai dar início às etapas de transporte das 6.748 urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições no Distrito Federal no próximo domingo (2).

Na quarta-feira (28), termina o processo de inserção nos equipamentos das informações sobre a lista dos votantes de cada seção eleitoral e também dos candidatos e os respectivos cargos aos quais concorrem. Depois, as urnas são seladas com lacres de segurança e armazenadas em quatro galpões da Justiça Eleitoral.

Com isso, a partir das 16h de quinta-feira, 41 caminhões serão carregados com as máquinas. Os veículos serão lacrados e vigiados pela Polícia Militar até o dia seguinte.

Às 7h de sexta-feira (30), antevéspera do pleito, os caminhões seguirão por rotas pré-estabelecidas pela Secretaria de Segurança, escoltados por cerca de 6.000 policiais militares, e irão para os 609 locais de votação em 21 zonas eleitorais no Distrito Federal.


Para tanto, o governador Ibaneis Rocha decretou a suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas justamente para viabilizar a operação. A exceção é para as creches, que vão funcionar normalmente. Mesmo sem aulas, os responsáveis pela administração escolar terão o expediente mantido para receber as urnas. 

Cada urna tem baterias com capacidade de funcionamento de 12 horas, para o caso de haver falta de energia. Além disso, um contingente de 10% dos equipamentos é reservado para substituir urnas que apresentem falhas no dia da votação.

No sábado (1º), as urnas serão efetivamente montadas para registrar os votos. Neste ano, mais de 2,2 milhões de eleitores estão aptos a participar das eleições na capital federal. O número é 5,7% maior do que o registrado no pleito de 2018. Do total, 54,1% são mulheres.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.