Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSD lança Paulo Octávio ao Governo do DF com Luís Felipe Belmonte como vice

Chapa de empresários tem relação com a disputa entre o PSDB e o Cidadania pelo comando da federação partidária na capital

Eleições 2022|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

O empresário Paulo Octávio
O empresário Paulo Octávio O empresário Paulo Octávio

A convenção partidária do PSD do Distrito Federal lançou o presidente local do partido, Paulo Octávio, como candidato ao governo distrital. Empresário e ex-governador, ele terá o também empresário Luís Felipe Belmonte (PSC) como candidato a vice na chapa. O filho de Paulo Octávio, André Kubitschek, é o candidato a deputado federal.

O arranjo de empresários tem relação direta com a crise na federação PSDB-Cidadania. Luis Felipe Belmonte é marido da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que perdeu a disputa para ocupar a vaga de candidata ao Governo do DF para o senador Izalci (PSDB). Ele também é suplente do senador.

Leia também

Com a candidatura, Belmonte assume a posição de adversário de Izalci na corrida pelo Buriti. O empresário disse, em seu discurso, que a deputada Paula Belmonte tem trabalhado para melhorar a vida da população do DF, e que o casal esperou pelo apoio de aliados "por muito tempo", e coube a Paulo Octávio pôr-se à disposição.

"Essa lealdade é recíproca", garantiu. Paulo Octávio almejava concorrer ao Senado. Na articulação com outros partidos, porém, foi um dos cotados para candidato a vice do governador Ibaneis Rocha (MDB) na campanha pela reeleição. O governador, porém, escolheu a deputada Celina Leão (PP) para a vaga.

Publicidade

Canal aberto

Ao mesmo tempo que ocorria a convenção partidária do PSD, Izalci dava uma entrevista coletiva para falar sobre sua candidatura ao governo do DF. Ele disse que tentou articular com o grupo de Paula Belmonte, mas que, sem uma solução, o estatuto da federação afirma que a decisão cabe à Executiva Nacional.

Também destacou que ela quis apoiar outro candidato — o que a Executiva rejeitou — e que, na sequência, o colegiado o indicou e confirmou seu nome como candidato ao Buriti. Sobre quem será o vice, ele afirmou que, até 15 de agosto, ainda podem ocorrer mudanças na ata da convenção.

Publicidade

Já sobre ter Paula Belmonte como candidata a vice, ele afirmou que não fechou as portas e que não descarta a possibilidade. Ao R7, Paula Belmonte, por sua vez, disse que tem tentado fazer contato com o senador, mas ele não a responde a mensagens.

"Eu quero construir com ele", afirmou a parlamentar. A deputada destacou, no entanto, que não concorrerá a nenhum cargo nessas eleições que não seja o de governadora do DF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.