Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSDB-Cidadania oficializa Izalci como candidato ao governo do DF

Decisão foi tomada em convenção on-line nesta sexta-feire (5); nome do candidato a vice na chapa ainda não foi anunciado

Eleições 2022|Alan Rios, do R7, em Brasília

O senador Izalci Lucas (PSDB) em sabatina na Record TV
O senador Izalci Lucas (PSDB) em sabatina na Record TV O senador Izalci Lucas (PSDB) em sabatina na Record TV

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) foi oficializado, na manhã desta sexta-feira (5), como candidato ao Governo do Distrito Federal pela Federação PSDB-Cidadania. A decisão foi confirmada durante convenção on-line. O nome do candidato a vice na chapa ainda não foi anunciado, mas vai ser definido pelo senador, assim como as alianças partidárias.

No fim de julho, Izalci foi escolhido para disputar o cargo do Executivo local após vencer, por 13 votos a 6, uma eleição interna da federação contra a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania). Nesta sexta-feira (5), a convenção tornou o nome do senador para o pleito como oficial.

A definição ocorre em meio a conflitos entre os dois partidos. No fim de maio, Paula Belmonte articulava uma posição de vice em uma possível chapa com o senador Antônio Reguffe (União Brasil) como candidato ao governo local.

No entanto, em uma carta divulgada à época, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que a federação só apoiaria o Cidadania para o Governo do Amazonas. Nas demais unidades da federação, o candidato seria um social-democrata.

A deputada, porém, persistiu na luta para tentar a disputa pelo governo do DF, porque, embora o presidente local seja Izalci, o grupo partidário é majoritariamente composto por membros do Cidadania. Já Izalci tinha, desde o início, a maioria no colegiado federal. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.