Vídeo: Arruda xinga morador da Estrutural de 'vagabundo' e o chama para a briga
Ex-governador do DF está em campanha para o cargo de deputado federal; discussão foi gravada por morador da cidade
Eleições 2022|Do R7, em Brasília
O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PL), candidato a deputado federal, bateu boca com um morador durante um evento de campanha na Cidade Estrutural. Ele pedia votos em cima de um trio elétrico e se irritou ao ser confrontado pelo homem. "Vagabundo. Desce aqui para você ver", disse o político.
VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
O momento foi filmado pelo morador. O vídeo mostra Arruda falando no microfone e pedindo votos para ele e para a esposa, Flávia Arruda, candidata ao Senado pelo Distrito Federal. Integrantes da campanha do ex-governador também o acompanhavam em cima do trio elétrico, enquanto outros colaboradores distribuíam panfletos nas ruas.
"Olha a cara de pau desse sujeito. Estou vendo a cara de pau de vocês", diz o morador, que filma a campanha da janela. Flávia Arruda escuta a crítica e responde que "Arruda foi quem fez essa cidade". Em seguida, o ex-governador se irrita e chama o morador de "vagabundo" no microfone. Flávia chega a pegar o microfone da mão do marido.
Não é a primeira vez que Arruda se envolve em confusão nesta campanha. Em julho, ele tentou acertar um tapa no ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF Gilvan Máximo (Republicanos), candidato a deputado federal.
A confusão também foi filmada. Nas imagens, é possível ver Gilvan ao lado de Flávia Arruda. Os dois estão apertados em meio à multidão em cima do palanque, enquanto o ex-presidente da República Michel Temer tentava ocupar um lugar ao lado do governador Ibaneis Rocha, companheiro de partido.
O vídeo mostra Arruda tirando Flávia de lado e se aproximando de Gilvan. Ele discute com o ex-secretário e se aproxima para continuar as ofensas ao pé do ouvido. Nesse momento, a transmissão oficial do evento corta a câmera que filmava a confusão e aparecem imagens que escondem os dois envolvidos com uma bandeira de apoiadores.
Mas ainda é possível identificar Arruda e Gilvan batendo boca. Flávia Arruda separou o marido da confusão, e outras pessoas pediram calma. A segurança precisou intervir. Segundos depois de quase agredir fisicamente o opositor, o político do PL pegou o microfone e celebrou a união com o Ibaneis.