Animal que ‘brilha no escuro’ é fotografado pela primeira vez; veja
A espécie selvagem já era conhecida por essa característica, mas não havia qualquer registro de sua biofluorescência
Internacional|Do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um marsupial selvagem ‘brilhando no escuro’ foi registrado em imagem pela primeira vez na Tasmânia. A foto, tirada pelo australiano Ben Alldridge, valeu o Prêmio de Fotografia Científica Beaker Street de 2025.
A espécie selvagem Dasyurus viverrinus já era conhecida por essa característica, mas não havia qualquer registro de sua biofluorescência.
Seu “brilho” só pode ser constatado quando o animal foi exposto a equipamentos com luz UV invisível. Com isso, foi possível verificar uma variedade de tons de azul, roxo e rosa.
Normalmente, o mamífero possui uma pelagem marrom ou preta, com manchas brancas. Algumas áreas da pelagem podem absorver luz ultravioleta e a emitir em um comprimento de onda diferente, gerando assim um brilho azul vibrante ou até avermelhado.
Leia mais
Em seu blog, Alldridge contou que estava na área selvagem do sudoeste da Área de Patrimônio Mundial da Natureza Selvagem da Tasmânia se refugiando após algumas experiências ruins de sua vida quando os marsupiais se aproximaram e começaram a subir em sua perna. Foi nesse momento que ele tirou a foto, agora premiada.
Além do prêmio, concedido no último mês, a foto de Ben Alldridge integra um estudo sobre os impactos da poluição luminosa.
O fotógrafo e outros pesquisadores pretendem se reunir para tentar fazer mais registros e entender o comportamento noturno de alguns animais.
