Aung San Suu Kyi é reeleita presidente de seu partido
Internacional|Do R7
Aung San Suu Kyi foi reeleita presidente da Liga Nacional para a Democracia (LND) neste domingo, último dia do congresso do principal partido da oposição birmanesa, indicou uma fonte do partido.
A Prêmio Nobel da Paz, deputada desde o ano passado, foi aclamada pelos 120 integrantes do comitê central, informou a fonte à AFP, na ausência de mais candidatos.
O partido reúne seus 850 delegados desde sexta-feira em Yangun para definir uma estratégia, virar a página da clandestinidade e se preparar para uma possível vitória nas legislativas de 2015.
Também deve superar conflitos internos que Suu Kyi reconheceu no sábado em um discurso a favor da unidade.
"É muito importante que estejamos unidos neste momento", repetiu neste domingo.
"Queria pedir que não deixem que sentimentos pessoais coloquem em perigo o futuro do país", disse, acrescentando que "devemos aproveitar nossa oportunidade. Do contrário, será uma perda não apenas para a LND, mas também para o país.
A LND passou 20 anos quase na clandestinidade, com a junta militar e muitos de seus dirigentes, incluindo Suu Kyi, na prisão, antes de se reintegrarem ao processo político legal graças às reformas iniciadas há dois anos pelo novo regime.
Impulsionada pelo extraordinário carisma de Suu Kyi, a LND se converteu no ano passado no primeiro partido da oposição parlamentar, ao término de legislativas parciais vencidas por ampla margem.
No entanto, o partido viveu nos últimos meses uma grave crise interna que terminou com a expulsão de quatro líderes que não puderam participar no congresso.
hla-abd/dm/jmr./ma