Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Bomba da Segunda Guerra Mundial paralisa maior estação de trem da França

Descoberta de artefato não detonado em Paris interrompe trens e afeta milhões de passageiros nesta sexta-feira (7)

Internacional|Do R7

Bomba da Segunda Guerra Mundial paralisa Gare du Nord, em Paris, uma das estações de trem mais movimentadas da Europa Reprodução/X/@BFMParis

Uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial encontrada nos trilhos que levam à Gare du Nord, uma das estações de trem mais movimentadas da Europa, localizada em Paris, causou a suspensão total do tráfego ferroviário nesta sexta-feira (7).

A descoberta do artefato, feita durante obras de manutenção na região de Saint-Denis, a cerca de 1,6 km ao norte da estação, levou ao cancelamento de todos os trens, incluindo o Eurostar, que conecta o Reino Unido à França pelo Canal da Mancha.

Leia mais

Segundo informações da BBC, a polícia francesa interditou completamente a Gare du Nord após o artefato ser localizado “no meio dos trilhos” por trabalhadores na madrugada. Técnicos de desminagem estão no local tentando desativar a bomba, descrita por um porta-voz da operadora ferroviária nacional francesa SNCF à CNN como “realmente enorme” e uma “séria ameaça à vida das pessoas”.

A operação, que exige um perímetro de segurança, interrompeu linhas suburbanas, regionais e internacionais, afetando milhões de passageiros, de acordo com a imprensa local.


A Gare du Nord é um dos principais centros de transporte da Europa. A estação atende 214 milhões de viajantes por ano e cerca de 700 mil por dia, segundo o jornal francês Le Monde.

Além de conectar subúrbios de Paris, o principal aeroporto da capital francesa e o norte do país, a estação também serve destinos internacionais, como Londres, Bruxelas e cidades na Holanda.


O ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, informou que a interrupção deve durar “o dia todo”, com serviços limitados previstos para serem retomados apenas à tarde.

Cronologia e impacto

De acordo com a CNN, a bomba foi descoberta às 4h da manhã por trabalhadores em Saint-Denis, e às 9h o tráfego já estava “completamente bloqueado”.


A polícia estabeleceu imediatamente um perímetro de segurança, enquanto a SNCF, a pedido das autoridades, suspendeu todas as operações. “Convidamos os viajantes a adiarem suas viagens”, declarou a operadora em comunicado, segundo o Le Monde.

A suspensão dos serviços afetou também a estação de St Pancras, em Londres, de onde partem os trens Eurostar para Paris. Imagens que circulam nas redes sociais mostram cenas de lotação nas duas estações. Placas informativas alertam que os serviços estão suspensos até novo aviso.

A descoberta de bombas da Segunda Guerra Mundial não é rara na França, especialmente em áreas que foram alvos de bombardeios britânicos e americanos contra infraestruturas ferroviárias usadas pelos alemães. Segundo a imprensa local, no entanto, é muito raro encontrar um artefato em locais tão movimentados como os arredores da Gare du Nord.

Em entrevista à rádio francesa Sud Radio, Tabarot disse que “não há razão para temer. Os desminadores estão trabalhando duro para resolver o problema”. Ele acrescentou que o tempo para desativar a bomba depende de seu tamanho e da facilidade de acesso, mas garantiu que os moradores próximos não correm risco.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.