Logo R7.com
RecordPlus

Casa Branca acusa China de roubo de tecnologia de IA em escala industrial

Acusação pode aumentar as tensões antes de uma reunião entre Donald Trump e Xi Jinping

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Casa Branca acusou a China de roubo industrial de tecnologia de inteligência artificial dos EUA.
  • Um memorando revelou que entidades chinesas estão desmantelando sistemas de IA americanos.
  • As ações chinesas envolvem técnicas de ocultação e exploração das inovações dos EUA.
  • A tensão aumenta antes da reunião entre os presidentes dos EUA e da China, com implicações para a venda de chips de IA da Nvidia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Bandeiras dos Estados Unidos e da China na cidade de Nova York
Questões sobre vendas de chips de IA da Nvidia para a China também são levantadas Shannon Stapleton/Reuters - 17.02.2026

A Casa Branca acusou a China nesta quinta-feira (23) de roubar propriedade intelectual dos laboratórios de inteligência artificial dos EUA em escala industrial em um memorando que ameaça aumentar as tensões antes de uma cúpula entre os líderes norte-americano e chinês no próximo mês.

O governo dos EUA tem informações que indicam que entidades estrangeiras, principalmente sediadas na China, estão envolvidas em campanhas deliberadas em escala industrial para desmantelar sistemas de IA de fronteira dos EUA”, escreveu Michael Kratsios, diretor do Escritório de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca, em um memorando compartilhado nas mídias sociais na quinta-feira e relatado pela primeira vez pelo Financial Times.


“Aproveitando dezenas de milhares de contas de proxy para evitar a detecção e usando técnicas de jailbreak para expor informações proprietárias, essas campanhas coordenadas extraem sistematicamente recursos dos modelos de IA norte-americanos, explorando a experiência e a inovação americanas”, acrescentou.

LEIA MAIS:

A Embaixada da China em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.


O memorando, divulgado poucas semanas antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, visitar o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, promete aumentar as tensões em uma longa guerra tecnológica entre as superpotências rivais, que havia sido reduzida por uma distensão negociada em outubro passado.

Isso também levanta questões sobre se Washington permitirá que os poderosos chips de IA da Nvidia sejam enviados para a China.


O governo Trump deu sinal verde para as vendas em janeiro, com condições. Na quarta-feira (22), entretanto, o secretário de Comércio Howard Lutnick indicou que nenhuma remessa havia sido feita ainda.

Search Box

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.