Caverna onde meninos tailandeses ficaram presos vira atração turística
Vice-gerente geral do Departamento de Parques Naturais da Tailândia afirmou que o local foi devidamente preparado para receber visitantes
Internacional|Da EFE
A caverna Tham Luang, onde 12 crianças e seu técnico de futebol ficaram presos por mais de duas semanas no ano passado, reabriu oficialmente nesta sexta-feira (1) como um ponto de atração turística no norte do país.
O local "foi preparado adequadamente para o turismo", disse Chongklai Voraphongston, vice-gerente geral do Departamento de Parques Naturais da Tailândia.
A partir de hoje, grupos de 25 a 30 pessoas podem acessar o interior da caverna principal, que receberá até duas mil pessoas por dia.
Estamos "preparados para desenvolver completamente a área para que os tailandeses se orgulhem", acrescentou Chongklai durante a cerimônia de abertura, depois de quatro dias operando como teste.
Após a bem-sucedida missão de resgate, que emocionou o mundo todo, a caverna permaneceu fechada por meses, esperando a água que inundava a caverna diminuir.
Leia também
Resgate em caverna foi lição de esperança, diz jornalista tailandesa
Agonia e emoção: 12 fotos lembram resgate de 12 meninos em caverna
Tailândia abre exposição sobre resgate de 13 presos em caverna
Tailândia: brasileiro voluntário ajudou a tirar água de caverna
Acompanhe o noticiário internacional do portal R7
Mais tarde, tropas do exército e outras autoridades acessaram o interior para recuperar o equipamento usado durante a operação de resgate e que havia sido abandonado.
Até esta sexta-feira havia uma cerca que proibia o acesso e os visitantes estavam limitados a 30 metros da entrada da caverna.
17 dias na caverna
Os 12 jovens, então com entre 11 e 16 anos, e seu tutor de 26 anos, entraram na caverna na província de Chiang Rai em 23 de junho de 2018 após um treinamento de futebol e foram localizados nove dias depois a quatro quilômetros da entrada.
Todos eles foram resgatados em uma complicada operação internacional através das galerias parcialmente inundadas da caverna, que foi concluída em 10 de julho.
A caverna se tornou ponto de peregrinação com entre 1000 e 3000 visitantes diários.
No final de novembro, o filme "The Cave" chegará às salas de cinema. Um museu foi aberto em frente à caverna, com objetos reais da operação.
Em fotos: Resgate de meninos da Tailândia faz 1 ano e história ainda comove